Telas Literárias recebe Petê Rissatti para conversa sobre livro de Nina George
PublishNews, Redação, 22/09/2022
A obra discutida será o romance 'Luzes do Sul' (Record). Encontro on-line está marcado para 29/09, às 19h30.

O Telas Literárias, clube de leitura virtual do Goethe-Institut São Paulo que foca na literatura alemã contemporânea, já tem seu próximo encontro marcado. Na próxima quinta (29), às 19h30, a conversa será com Petê Rissatti sobre o livro Luzes do Sul (Record), de Nina George.

Monsieur Perdu, protagonista de A livraria mágica de Paris – obra anterior de George –, tinha um livro preferido: o fictício Luzes do Sul. Segundo a autora, seus leitores passaram a procurar o livro nas livrarias, e, quando não o encontravam, entravam em contato com ela perguntando sobre a obra. De tanto perguntarem, Nina decidiu escrever essa história sobre o amor.

Na história, ainda bebê, depois de perder os pais e a avó, Marie-Jeanne Claudel é adotada por um casal: Francis Meurienne, um comerciante de velharias amoroso, mas às vezes ingênuo, e Elsa Malbec, uma excelente cozinheira com dificuldade de expressar seus sentimentos. Apesar do problema de comunicação dos pais adotivos, a menina tem uma infância tranquila. Mas, quando seu pai inaugura a Biblioteca Itinerante Philis, em Nyons, no sul da França, que leva os melhores livros da literatura mundial à porta de camponeses e camponesas no fim da década de 1960, Marie-Jeanne descobre aos 12 anos que tem um dom singular: ela consegue ver o amor, literalmente, e quais corações estão destinados uns aos outros.

Como Marie-Jeanne vai usar essa dádiva? E como poderá a magia dos livros ajudá-la nessa missão? Luzes do Sul é um romance poético sobre a alquimia da literatura e os diversos tipos de amor.

Para se inscrever no evento, é preciso enviar um e-mail para daad_sao_paulo@daad.org.br.

[22/09/2022 10:00:00]