O menino aventureiro Mike lidera a Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 21/09/2022
Mistura de livro com HQ, 'As aventuras de Mike 3' estreia no topo da apuração dos autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento

Manu Digilio e Gabriel Dearo | © Divulgação
Manu Digilio e Gabriel Dearo | © Divulgação
O garoto Mike chegou ao topo da Lista Nielsen PublishNews, na categoria Ficção. A mistura de livro com HQ criada por Gabriel Dearo e Manu Digilio [foto], com as ilustrações espertas de Mack, agora tem os três primeiros volumes da série no levantamento dos autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país. Os números divulgados agora são referentes ao período de 15 de agosto a 11 de setembro.

As aventuras de Mike 3: mudando de casa – Edição com brinde, publicado pelo selo Outro Planeta, estreia já na primeira colocação da lista. O segundo volume, As aventuras de Mike 2 : o bebê chegou, está na sétima posição, enquanto o livro que abre a coleção, As aventuras de Mike, figura no nono lugar. Há ainda a edição interativa da obra que ficou na décima posição. Gabriel e Manu são casados e hoje comandam três canais no YouTube que somam mais de 10 milhões de inscritos.

A série com o garoto Mike começou em 2019 e já foi publicada em Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e EUA. A característica principal da obra infantojuvenil é alternar seguidamente blocos de texto com quadrinhos sequenciais.

Mike desbancou best-sellers veteranos na lista. Tudo é rio (Record), de Carla Madeira, está em segundo lugar, seguido de Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, e O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório. Vale destacar também o autor Raphael Montes, que coloca dois livros que publicou pela Companhia das Letras na lista dos 20 mais vendidos de Ficção: Suicidas, em sexto lugar, e Jantar secreto, na 14ª posição.

Na categoria Não ficção, o padre Reginaldo Manzotti lidera pelo segundo mês consecutivo com a obra O poder da cura (Petra). Completam o pódio dois insistentes frequentadores do topo da lista. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, estão Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, e O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira

Há novidades em Não ficção. Luiza Helena - mulher do Brasil (Gente), a biografia da empresária Luiza Trajano escrita pelo jornalista Pedro Bial, alcança a 11ª posição. Ana Beatriz Barbosa Silva, psiquiatra e vendedora de 2,5 milhões de livros, está com dois títulos entrando na apuração deste mês. Mentes perigosas, em edição comemorativa de seus dez anos, está na 14ª posição, enquanto Mentes inquietas aparece na 18ª colocação. Os dois livros títulos são publicados pela Principium.

A última novidade deste período vem na 19ª posição, assinada por um best-seller bem pop. Quantos eus que não são meus? (Planeta do Brasil) é o novo livro do Padre Fábio de Melo, que parece seguir o mesmo destino best-seller de suas outras publicações.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras está em primeiro lugar, com oito títulos incluídos nas duas listas , seguido bem de perto pela Planeta, que tem sete obras relacionadas. Em terceiro lugar está a editora Globo, com cinco livros.

[21/09/2022 11:00:00]