Coletivo convoca poetas para escrever sobre meio ambiente
PublishNews, Redação, 16/09/2022
O Toma Aí Um Poema vai selecionar cerca de 50 trabalhos para participação no nono volume da antologia poética 'Outros 500: não queremos mais o quinhentismo

Toma Aí Um Poema - Antologia Eco(ar)
Toma Aí Um Poema - Antologia Eco(ar)
A antologia poética Eco(ar): poesia & sustentabilidade, uma proposta do coletivo Toma Aí Um Poema, está com inscrições abertas até o próximo dia 25. A ideia é selecionar cerca de 50 trabalhos com foco na relação humana com a natureza.

A seleção resultará no nono volume da antologia poética Outros 500: não queremos mais o quinhentismo. A série faz parte do projeto "CEMana de 22", proposta do coletivo para, 100 anos depois da Semana de Arte Moderna, organizar, mapear e registrar a produção contemporânea de poesia.

Para esse nono volume, é esperado que os autores envolvam temas como a crise hídrica, a mudança climática, o consumo desenfreado e o desmatamento, entre outros. O resultado da chamada deve ser divulgado no final do mês.

"Escrever sobre o meio ambiente é uma forma de registrarmos, denunciarmos e cuidarmos de nossa sobrevivência", afirma Jessica Iancoski, editora do Toma Aí Um Poema.

“A poesia é uma forma linda e autêntica de fazer isso acontecer, é uma expressão literária e cultural que pode levar para todos os cantos temas sensíveis como esse e sensibilizar a população", acrescenta Jaime Barros dos Santos Júnior, integrante do coletivo.

Para participar da seleção, o candidato poderá escrever um único poema que deve obrigatoriamente conter um título e ter no máximo 25 linhas, contando os espaços entre as estrofes. O material não precisa ser inédito. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. O regulamento completo do edital está disponível no site do coletivo.

O Toma Aí Um Poema é um coletivo preocupado com a inserção de autores e autoras independentes em novos espaços de divulgação e promoção de literatura. Ele se define como um projeto social de acolhimento, de incentivo e desenvolvimento da escrita e da leitura.

[16/09/2022 12:00:00]