
A editora nasce com o propósito de divulgar materiais que otimizem o desempenho de leitura e de redação para vestibulares e concursos. Vinculada aos cursos do Laboratório de Redação, pretende fornecer materiais de apoio para professores escolas e estudantes.
No livro de estreia, dividido em sete capítulos, o autor aborda conceitos inovadores para o desenvolvimento de uma boa escrita, mostrando, por exemplo, como muitas das linguagens se construíram ao longo dos séculos por meio de imagens, dos cinco sentidos e do próprio corpo humano. Ele faz referência às recentes pesquisas a respeito de como funciona o cérebro humano em seus dois hemisférios: o direito, com o seu poder de processar som e imagem, e o esquerdo, com habilidade de articular a linguagem.
“Escrever com estilo é a habilidade de harmonizar esses dois hemisférios, respeitando e expandindo a capacidade de cada um deles. O resultado é entregar a quem escreve o poder não apenas informar seu leitor, mas de encantar e seduzir”, afirma Abreu, professor titular da Unesp e professor associado da USP. Sua área de pesquisa é cognição e linguagem.
Ele lidera um grupo de pesquisa em linguística cognitiva cadastrado no CNPq e trabalha atualmente na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas. Entre suas obras publicadas estão Curso de redação (Ática), Texto e gramática (Melhoramentos) O design da escrita (Ateliê) e Lições de letramento (Giostri).
Pequeno manual de estilística do português será lançado em evento presencial na próxima segunda-feira (05), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073 - São Paulo / SP).