
João Melo foi membro fundador da União dos Escritores Angolanos, e atuou como secretário-geral e presidente da Comissão Diretiva. Com o romance Livro de Vozes e Sombras, foi vencedor do Prêmio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021.
O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil) em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal), Kacimbo Produção Cultural (Angola), Associação Literária Kulemba (Moçambique) e Clube de Leitura de Quelimane. Os encontros acontecem no terceiro sábado de cada mês e tem duração média de 2h30min.
Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica - colunista do PN -, o Quintal tem conversado e debatido sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e outras manifestações artísticas.
Quem quiser participar do bate-papo literário podem fazer uma contribuição espontânea entre R$ 10 e R$ 50, na Loja Quindim, para ter acesso ao link para o evento.