
Aos 78 anos, ela vive um novo período de muita atenção dada a sua obra. Escritora de 35 títulos publicados, entre romances, contos, ensaios, poesia e livros infantis, intensa ativista das causas negras, Alice Walker venceu em 1983 o prêmio Pulitzer de ficção e o American Book Award com sua obra de maior repercussão, A cor púrpura, que atingiu ainda mais popularidade quando transformada em filme de Steven Spielberg, estrelado por Whoopi Goldberg.
Meridian é seu segundo romance, escrito em 1976. Nele, a protagonista Meridian Hill, estudante da Saxon College, se envolve com outro ativista, Truman. A relação entre eles conduz o enredo, no qual Alice Walker reavalia suas próprias vivências na luta pelos direitos civis nos EUA. Abordando questões sobre raça, gênero e classe, a obra se mostra totalmente conectada com o momento atual da sociedade.
A José Olympio já havia publicado no Brasil o romance de estreia da autora, A terceira vida de Grange Copeland, original de 1970. Neste ano, o selo lançou uma edição de luxo de A cor púrpura e também colocou no mercado seu livro infantil Gente legal está em todo lugar.
Os lançamentos anunciados agora, que saem nos próximos meses, são o romance O segredo da alegria, espécie de “filhote” de A cor púrpura, protagonizado por um personagem do livro mais famoso, e Colhendo flores sob incêndios: os diários de Alice Walker (1965-2000), que será publicado pela Rosa dos Tempos, outro selo do Grupo Editorial Record.