Record anuncia publicação de mais três obras de Alice Walker
PublishNews, Thales de Menezes, 17/08/2022
'Meridian’ chega agora às livrarias, enquanto ‘O segredo da alegria’ e ‘Colhendo flores sob incêndios: os diários de Alice Walker (1965-2000)’ saem ainda este ano, aumentando para seis as obras da autora no catálogo da editora

Alice Walker | © Divulgação José Olympio
Alice Walker | © Divulgação José Olympio
O Grupo Editorial Record acaba de lançar, pelo selo José Olympio, o romance Meridian, da escritora americana Alice Walker, consagrada por A cor púrpura. E anuncia mais duas obras da autora com o lançamento ainda este ano. Assim, a editora deve fechar 2022 com seis livros da autora em seu catálogo.

Aos 78 anos, ela vive um novo período de muita atenção dada a sua obra. Escritora de 35 títulos publicados, entre romances, contos, ensaios, poesia e livros infantis, intensa ativista das causas negras, Alice Walker venceu em 1983 o prêmio Pulitzer de ficção e o American Book Award com sua obra de maior repercussão, A cor púrpura, que atingiu ainda mais popularidade quando transformada em filme de Steven Spielberg, estrelado por Whoopi Goldberg.

Meridian é seu segundo romance, escrito em 1976. Nele, a protagonista Meridian Hill, estudante da Saxon College, se envolve com outro ativista, Truman. A relação entre eles conduz o enredo, no qual Alice Walker reavalia suas próprias vivências na luta pelos direitos civis nos EUA. Abordando questões sobre raça, gênero e classe, a obra se mostra totalmente conectada com o momento atual da sociedade.

A José Olympio já havia publicado no Brasil o romance de estreia da autora, A terceira vida de Grange Copeland, original de 1970. Neste ano, o selo lançou uma edição de luxo de A cor púrpura e também colocou no mercado seu livro infantil Gente legal está em todo lugar.

Os lançamentos anunciados agora, que saem nos próximos meses, são o romance O segredo da alegria, espécie de “filhote” de A cor púrpura, protagonizado por um personagem do livro mais famoso, e Colhendo flores sob incêndios: os diários de Alice Walker (1965-2000), que será publicado pela Rosa dos Tempos, outro selo do Grupo Editorial Record.

[17/08/2022 09:00:00]