Deivison Faustino lança livro sobre Frantz Fanon
Publishnews, Redação, 04/08/2022
O professor da Unifesp, maior especialista brasileiro na obra do psiquiatra e filósofo francês, lança 'Frantz Fanon e as encruzilhadas: teoria, política e subjetividade', pela Ubu Editora, com debate nesta quinta (04) em São Paulo

Deivison Faustino | © Divulgação
Deivison Faustino | © Divulgação
Cientista social e professor da Unifesp, Davison Faustino lança em São Paulo nesta quinta-feira (04), às 19h, Frantz Fanon e as encruzilhadas: teoria, política e subjetividade (Ubu Editora, 320 pp, R4 69,90). Ele vai conversar com o público na HG Publicações (Galeria Metrópole - Av. São Luís, 187 - São Paulo / SP) ao lado da socióloga e professora da USP Márcia Lima.

Estudioso do racismo, do movimento da negritude e da produção intelectual negra no Brasil contemporâneo, Deivison Faustino é o maior especialista da obra de Fanon no Brasil. Há dois anos ele lançou pela Intermeios o livro A disputa em torno de Frantz Fanon: a teoria e a política dos fanonismos contemporâneos. Escreveu também o posfácio para Pele negra, máscaras brancas, trabalho fundamental dentro da obra de Fanon que foi publicado pela Ubu.

Fanon (1925-1961), psiquiatra e filósofo político nascido nas Antilhas Francesas, é um dos nomes mais influentes nos estudos pós-coloniais, na teoria crítica e no marxismo. Sua obra se preocupa com as consequências humanas, sociais e culturais da descolonização. Ela inspirou movimentos de libertação nacional e organizações políticas radicais na Palestina, na África do Sul, nos EUA e em outros países. Como psiquiatra, sua maior bandeira era a psicologia comunitária, na qual pregava a permanência dos pacientes com problemas de saúde mental junto a famílias, e não internados em clínicas.

[04/08/2022 11:00:00]