Academia Brasileira de Letras comemora 125 anos
PublishNews, Redação, 20/07/2022
Nesta quarta (20), o Cristo Redentor será iluminado de verde escuro, cor oficial da academia, em homenagem à data. Haverá uma sessão solene na sede da ABL, às 20h, com a entrega do Prêmio Machado de Assis ao antropólogo Roberto da Matta

Estátua de Machado de Assis | © Divulgação ABL
Estátua de Machado de Assis | © Divulgação ABL
A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza nesta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, uma série de eventos em comemoração aos seus 125 anos de história. À noite, o Cristo Redentor será iluminado de verde escuro, cor oficial da academia, em homenagem à data.

Também à noite, será realizada uma Sessão Solene no Salão Nobre da ABL, com início às 20h. A cerimônia vai celebrar a entrega do Prêmio Machado de Assis ao antropólogo Roberto da Matta, pelo conjunto da obra. Serão distribuídas, ainda, as medalhas Machado de Assis e João Ribeiro. O Acadêmico José Sarney será o orador oficial, do evento, que terá apresentação musical do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira.

A ABL é uma instituição literária fundada no Rio, em 20 de julho de 1897, pelos escritores Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Ruy Barbosa. É composta por 40 membros efetivos e perpétuos, por isso chamados “imortais”.

Em 1923, o governo da França doou à ABL o prédio do Pavilhão Francês, edificado para a Exposição do Centenário da Independência do Brasil no ano anterior. O casarão fica na Avenida Presidente Wilson, 203, no centro do Rio.

Atualmente, a ABL tem em sua presidência o jornalista e escritor Merval Pereira.

[20/07/2022 09:00:00]