Editora mineira AbraPalavra lança primeiro livro
PublishNews, Redação, 19/07/2022
Criada pelo Instituto AbraPalavra, editora publica 'Narração artística: modo de fazer', primeiro título de seu selo. A iniciativa tem à frente os diretores do instituto, Aline Cântia e Chicó do Céu, e o gestor cultural Fernando Chagas

Editora AbraPalavra © Divulgação
Editora AbraPalavra © Divulgação
Belo Horizonte ganhou uma nova editora, e o primeiro livro da AbraPalavra acaba de ser lançado: Narração artística: modos de fazer.

Depois de 11 anos atuando na área de literatura, produção cultural, educação, narração artística, memória social e artes integradas, o Instituto AbraPalavra dá um passo diferente em sua trajetória ao lançar o primeiro livro de sua editora. A iniciativa tem à frente os diretores do instituto, Aline Cântia e Chicó do Céu, e o gestor cultural Fernando Chagas.

“A proposta da editora é publicar livros que de alguma maneira possam contribuir para que o leitor expanda seus sentimentos e sua escuta. A princípio serão livros ligados à linguagem de narração artística, mas queremos publicar também traduções, ficção, não ficção e poesia. Contar histórias que nem sempre chegam para a gente", afirma Aline.

Com a produção de três livros no primeiro ano, a proposta é descobrir o caminho aos poucos. “Nós sempre pisamos com bastante cuidado nos novos terrenos, assim o que queremos é entregar livros feitos com afeto e apreço, trazendo bons autores, títulos relevantes, literaturas plurais e textos que tragam reflexões importantes”, acrescenta Chicó.

A AbraPalavra traz experiência de centenas de cursos de formação e o bem-sucedido projeto Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística, que está na sua quinta edição, além de vários outros eventos culturais regulares em Belo Horizonte.

O livro de estreia conta com a participação de 12 contadores de história, pesquisadores e estudiosos da arte da palavra oral. Dividido em dez textos e composto por relatos, artigos e ensaios, o livro quer ajudar o leitor a construir seus princípios e fundamentos nessa expressão.

[19/07/2022 11:30:00]