As atrações do Grupo Global nos últimos dias da Bienal
PublishNews, Redação, 08/07/2022
Em seu estande, editora homenageia os escritores Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e José Lins do Rego e traz para o final de semana os escritores Olívio Jekupé e Sérgio Vaz

Olívio Jekupé | © Alik Wunder
Olívio Jekupé | © Alik Wunder
Presente na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Grupo Global – e seus quatro selos: Global Editora; Gaia; Nova Aguilera; Gaudí – destinou um espaço especial em seu estande para homenagear renomados escritores nacionais, que fazem parte do seu catálogo. Estão nesse time dois expoentes da poesia brasileira, Manuel Bandeira (1886-1968) e Cecília Meireles (1900-1964), e dois grandes romancistas da literatura nacional, Guimarães Rosa (1908-1967) e José Lins do Rego (1901-1957).

Dentro da programação do evento, a Global também terá nesta sexta (8), às 17h, o seu autor Olívio Jekupé, escritor indígena do povo Guarani, participando da programação cultural do Espaço Infantil. Olívio é autor de diversos livros, nos quais explora características de sua própria aldeia e de aldeias globais. Ele também viaja pelo país e até ao exterior dando palestras.

Já no sábado (09), às 16h, a Global recebe em seu estande (A88) o poeta Sérgio Vaz. Ele é criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e um dos criadores do Sarau da Cooperifa — movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro cultural. É autor do Projeto Poesia Contra a Violência, que percorre as escolas da periferia incentivando a leitura e criação poética como instrumento de arte e cidadania.

[08/07/2022 09:00:00]