Depois, às 11h10, o painel “A distribuição de livros no Brasil pós-covid: desafios e oportunidades” mostra as engrenagens fundamentais da cadeia do livro. As distribuidoras foram especialmente impactadas pelo isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Os desafios impostos por esse período se somaram a um histórico de conhecidos obstáculos e mudanças no setor, como a distribuição feita pelas próprias editoras, a debacle de grandes livrarias, o crescimento do comércio eletrônico, margens de lucro apertadas, gargalos na infraestrutura do país e o custo do combustível.
Experientes e donos de perfis e visões complementares, Joana de Conti (Head of Account Management da Bookwire Brasil), Wendel Almeida (Head de Estratégia da Catavento Distribuidora de Livros) e Raphael Bispo (gerente comercial da Distribuidora Loyola) conversam sobre as dores e as delícias da distribuição, analisando tanto o ambiente físico quanto o digital, e destacando a importância das distribuidoras para a disseminação da leitura. O painel tem mediação da repórter do PublishNews, Talita Facchini.
O InterLivro está inserido dentro do espaço Papo de Mercado, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Para assistir presencialmente aos painéis, no Expo Center Norte, os interessados na participação presencial podem se inscrever por este link. Vale lembrar que o acesso ao InterLivro é gratuito, mas é necessário comprar ingresso para entrar na Bienal. Assistir aos encontros do InterLivro, mesmo para quem efetuar sua inscrição, está sujeito à lotação da sala, para 80 pessoas.
Haverá transmissão on-line dos painéis, acessada por este link de Zoom.
Esta edição do InterLivro tem patrocínio de MVB, Amazon, Árvore, Tordesilhas e Fundação Dorina Nowill para Cegos, com apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e #coisadelivreiro.