Dois painéis fecham nesta sexta-feira o InterLivro 2022
PublishNews, Redação, 07/07/2022
Os temas são os números cada vez mais expressivos do clubes de leitura atuando no país e o papel fundamental desempenhado pelas distribuidoras na engrenagem no mercado do livro

Marcelo D'Arienzo, Gustavo Lembert e Victor Campos
Marcelo D'Arienzo, Gustavo Lembert e Victor Campos
Esta sexta (08) é o último dia da sexta edição do InterLivro - Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews dentro da programação Papo de Mercado. Às 10h, o painel "Bem-vindo aos clubes de assinatura: o que aprender com a TAG, Wine e Flower Club" fala dos números cada vez mais expressivos ostentados pelos clubes de assinatura no Brasil, que têm colocado o setor sob os holofotes do mundo dos negócios – o que se intensificou durante a pandemia. Se, por um lado, há considerável espaço para crescimento, por outro, o mercado é implacável com aventureiros e empresas que não primam pela qualidade de seus produtos e serviços. Como fidelizar o cliente? Como tornar o que se vende algo indispensável para o consumidor? Como entregar não somente o palpável, mas sensações, experiências? São questões-chave a permear o painel, uma aula para quem trabalha com livro. Marcelo D'Arienzo (CEO da Wine), Gustavo Lembert (CEO da TAG) e Victor Campos (CEO do Flower Club) participam da conversa mediada por Ricardo Arcon, diretor-executivo do PublishNews.

Depois, às 11h10, o painel “A distribuição de livros no Brasil pós-covid: desafios e oportunidades” mostra as engrenagens fundamentais da cadeia do livro. As distribuidoras foram especialmente impactadas pelo isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Os desafios impostos por esse período se somaram a um histórico de conhecidos obstáculos e mudanças no setor, como a distribuição feita pelas próprias editoras, a debacle de grandes livrarias, o crescimento do comércio eletrônico, margens de lucro apertadas, gargalos na infraestrutura do país e o custo do combustível.

Experientes e donos de perfis e visões complementares, Joana de Conti (Head of Account Management da Bookwire Brasil), Wendel Almeida (Head de Estratégia da Catavento Distribuidora de Livros) e Raphael Bispo (gerente comercial da Distribuidora Loyola) conversam sobre as dores e as delícias da distribuição, analisando tanto o ambiente físico quanto o digital, e destacando a importância das distribuidoras para a disseminação da leitura. O painel tem mediação da repórter do PublishNews, Talita Facchini.

O InterLivro está inserido dentro do espaço Papo de Mercado, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Para assistir presencialmente aos painéis, no Expo Center Norte, os interessados na participação presencial podem se inscrever por este link. Vale lembrar que o acesso ao InterLivro é gratuito, mas é necessário comprar ingresso para entrar na Bienal. Assistir aos encontros do InterLivro, mesmo para quem efetuar sua inscrição, está sujeito à lotação da sala, para 80 pessoas.

Haverá transmissão on-line dos painéis, acessada por este link de Zoom.

Esta edição do InterLivro tem patrocínio de MVB, Amazon, Árvore, Tordesilhas e Fundação Dorina Nowill para Cegos, com apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e #coisadelivreiro.

[07/07/2022 13:20:00]