Publicidade
Publicidade
Os 40 anos de história da Scortecci Editora
PublishNews, Redação, 1º/07/2022
Editor, escritor, gráfico e livreiro, João Scortecci participa do Podcast do PublishNews para falar sobre sua história dentro do mercado editorial e livreiro

A Scortecci, editora que edita, imprime e comercializa livros, completa no próximo dia 13 de agosto 40 anos no mercado. Para saber mais sobre essa história, o Podcast do PublishNews conversou com João Scortecci, editor, escritor, gráfico e livreiro.

Nesse bate-papo, ele conta um pouco da sua trajetória, da gráfica própria que possui desde 1986, da editora com mais de 11 mil títulos publicados em primeira edição, e do seu papel atuante na indústria do livro.

Scortecci percebeu cedo que como escritor não teria como publicar e lucrar e decidiu criar sua própria editora. No trabalho de editor, percebeu a dificuldade de imprimir e criou uma gráfica, focando em tiragens menores - o que naquela época foi vista como uma ideia maluca. E da dificuldade de ter onde vender os livros que escrevia, editava e imprimia, decidiu também abrir uma livraria.

Nessa conversa ele fala ainda sobre a impressão sob demanda, dos grandes prêmios que seus livros acumulam e de como tem sido atuar nas entidades do nosso mercado, como SNEL, CBL, e atualmente ABRIGRAF, da qual é presidente.

Falamos ainda da alta de insumos, como o papel, sobre consignação, o momento difícil da pandemia e da Lei Cortez, ou como ficou conhecida, a Lei do Preço Comum.

Para seus 40 anos de história, a Scortecci Editora reunirá seus autores, fornecedores e amigos para um coquetel de aniversário e confraternização, que está marcado para este sábado (02), das 18h às 19h, no seu estande na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Expo Center Norte.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Na conversa, a jornalista conta como surgiu o Notas de Rodapé, no canal Amado Mundo, e revela como tem sido escrever a biografia de Lygia Fagundes Telles à Companhia das Letras
Episódio da semana repercute números da série histórica da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro
O Podcast do PublishNews​​ conversou com a editora Via Lúdica para falar sobre quadrinhos na literatura infantil e infantojuvenil
Curadora falou sobre sua trajetória como leitora, mas também sobre como foi o trabalho para a Festa
A conversa aborda as estratégias de mercado, incluindo edições especiais e livros se transformando em objetos de consumo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Obra destaca como o incentivo e a mediação dos adultos são fundamentais para despertar consciência ecológica desde a mais tenra idade
A menina Willow Rosabelle embarca em uma jornada divertida de autoconhecimento, cercada por personagens excêntricos, carismáticos e sinceros
A história acompanha as irmãs gêmeas Indiana e Raider, que vivem na Floresta Amazônica ao lado dos pais, dois ex-professores apaixonados por história e exploração
Obra combina aventura e consciência ambiental, mostrando como a união e a amizade podem transformar situações adversas e inspirar um mundo mais verde e justo
Justamente quando um novo valor simbólico do livro se firma, multiplicam-se os casos de obras produzidas por inteligência artificial que se apoiam na reputação construída por autores reais
O mundo de Dostoievski não existe mais, mas continuamos lendo ‘Crime e Castigo’
Cristóvão Tezza
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar