Direto do podcast para a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 1º/07/2022
Mabê Bonafé e Carol Moreira levam universo de seu programa de áudio para as páginas de 'Modus Operandi: Guia de true crime', que estreia na categoria Não ficção do levantamento semanal dos livros mais vendidos

Mabê Bonafé e Carol Moreira | © Divulgação Intrínseca
Mabê Bonafé e Carol Moreira | © Divulgação Intrínseca
Sem muitas firulas na narrativa, mas sabendo extrair humor de caos tenebrosos, Carol Moreira e Mabê Bonafé estão saboreando o sucesso de seu podcast, que atrai uma multidão de seguidores ávidos por detalhes, de preferência sórdidos, sobre crimes reais. Do áudio, a fórmula de sucesso das garotas migra para o papel em Modus Operandi: guia de true crime (Intrínseca), que estreia na apuração desta semana da Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews em nono lugar da categoria Não ficção.

Sem dúvida, o livro tem potencial para subir na lista. A aposta do PublishNews na semana passada, que era o terceiro volume da série Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes, confirmou as expectativas e lidera em Não ficção.

Esta foi outra semana de retração nas vendas, com queda de 20% em relação ao período anterior. Vale lembrar que na semana passada já tinha sido registrado outro declínio, de 13%. Os piores desempenhos ficaram com as categorias Infantojuvenil, com redução de 34%, e Ficção, que caiu 32%. Autoajuda vendeu 20% a menos, enquanto Negócios teve queda de 12%. A única lista com elevação nas vendas foi Não ficção, que cresceu 4%.

O pódio da lista Geral mostra mais uma vez trocas de posição entre títulos que têm permanecido com insistência do topo do ranking. Nesta semana, a liderança é de O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, seguido por Nas pegadas da Alemoa (Buzz), de Ilko Minev, e Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill.

Outra novidade em Não ficção é Folias de aprendiz (História Real), mistura de livro de memórias com crônica de costumes do poeta e imortal da ABL Geraldo Carneiro, que faz o retrato de sua geração, que vivenciou revoluções culturais e sexuais, mesmo debaixo da opressão da ditadura militar.

A categoria com mais estreias é Infantojuvenil, que apresenta pela primeira vez O verão que mudou a minha vida (Intrínseca), de Jenny Han, Heartstopper: de mãos dadas (Seguinte), de Alice Oseman, e Emocionário (Sextante), livro de Cristina Nuñez Pereira e Rafael R. Varcárcel, que tem a singular proposta de ser um dicionário de emoções.

Mais novidades apenas em Autoajuda. É a estreia de O corpo explica as 3 funções do excesso de peso (Gente), no qual Elton Euller defende que apenas o entendimento da relação entre corpo, mente e história da pessoa pode colocá-la na luta certa contra a balança. E, por fim, Sinais (Alta Life), de Laura Lynne, em que a autora fala de três forças que acompanham cada uma: os parentes que3ridos que jpa morreram, os anjos da guarda e a energia de Deus.

No Ranking das Editoras, a liderança do Grupo Companhia das Letras segue firme, com 14 livros aparecendo em todas as listas da semana. Em segundo lugar vem o Grupo Editorial Record, com 11 obras. Na terceira posição ficou a Alta Books, com nove títulos.

[01/07/2022 06:00:00]