A mudança é resultado do trabalho que a editora tem realizado desde o final de 2017, quando começou a publicar todo o restante do catálogo de Lewis através do selo Thomas Nelson Brasil. Desde então, foram 31 títulos publicados, entre reedições e obras inéditas, e mais de 1,5 milhões de exemplares vendidos, número que consolidou Lewis como um dos autores mais populares dos últimos anos.
“O Brasil é um dos países de maior venda de livros de C.S. Lewis no mundo, e acreditamos que o nosso trabalho nos últimos anos foi fundamental para que isso acontecesse. Com a aquisição de As crônicas de Nárnia, estamos muito felizes em poder reunir, pela primeira vez no nosso país, todo o catálogo de C.S. Lewis na mesma casa editorial,” diz Leonora Monnerat, diretora executiva da HarperCollins Brasil.
Para Nárnia, a HarperCollins planeja um projeto similar ao que foi feito com J.R.R. Tolkien (1892-1973), que passou a ser publicado pela HarperCollins em 2018 e, desde então, já teve mais de um milhão de exemplares vendidos, segundo dados da editora. Assim como fez com Tolkien e outras obras de Lewis, a Harper promete edições diferenciadas para quem já é fã dos livros, assim como edições acessíveis para atingir um público que ainda não conhece as obras. Novas capas, acabamentos e ilustrações inéditas – e edições para colecionadores – também estão entre os planos.
As crônicas de Nárnia é uma série de sete romances de fantasia que foram originalmente publicados entre 1950 e 1956. A coleção é composta pelos livros: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa; Príncipe Caspian; A viagem do peregrino da alvorada; A cadeira de prata; O cavalo e seu menino; O sobrinho do mago e A última batalha.