Roberto DaMatta ganha o Prêmio Machado de Assis 2022
PublishNews, Redação, 17/06/2022
Aos 85 anos, ele recebe a distinção da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra, com 11 livros que são marcos da formação do pensamento antropológico brasileiro

Roberto DaMatta Divulgação Academia Brasileira de Ciências
Roberto DaMatta Divulgação Academia Brasileira de Ciências
O antropólogo Roberto DaMatta é o vencedor do Prêmio Machado de Assis 2022, concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL). DaMatta foi escolhido pelo conjunto de sua obra, numa reunião ordinária da ABL na última quarta-feira (15).

Também filósofo, ele escreveu mais de uma centena de ensaios técnicos, vários artigos para os principais jornais do país e do exterior, inclusive para o "New York Times", e publicou 11 livros. Suas obras são marcos da formação do pensamento antropológico brasileiro.

O mais famoso de seus títulos é Você sabe com quem está falando?, volume com três ensaios que analisam o autoritarismo brasileiro. É um ótimo exemplo de como ele construiu suas obras sempre a partir da cultura popular, analisando fenômenos como futebol, Carnaval, fé e o famoso "jeitinho brasileiro".

Seu livro O que faz o Brasil, Brasil? recebeu o prêmio Casa Grande e Senzala, do instituto Joaquim Nabuco, como a melhor interpretação do Brasil nos anos 1980.

Outros destaques em sua bibliografia são Conta de mentiroso: sete ensaios de Antropologia brasileira, Universo do Carnaval, A casa e a rua e Relativizando: uma introdução à Antropologia Social.

Nascido em Niterói, DaMatta tem 85 anos.

[17/06/2022 12:00:00]