José Paulo Cavalacanti Filho assume na ABL
PublishNews, Redação, 13/06/2022
Escritor e jurista pernambucano tem 18 romances, já ganhou Jabuti e é especialista em Fernando Pessoa, a ponto de ser colecionador de objetos que pertenceram ao poeta português

José Paulo Cavalcanti Filho | © Divulgação ABL_Dani Paiva
José Paulo Cavalcanti Filho | © Divulgação ABL_Dani Paiva
O jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na noite da última sexta-feira (10). Aos 74 anos, nascido em Recife, ele tem carreiras paralelas na literatura e no Direito, nesta também com presença no poder público. Ele chegou a ocupar o cargo de ministro da Justiça durante o governo de José Sarney.

Cavalcanti tem 18 romances publicados, vários lançados em outros países. A lista de prêmios na carreira inclui o Jabuti, maior distinção da literatura brasileira. Mas tem grande reconhecimento pelo saber sobre a obra de Fernando Pessoa (1888-1935). Ele é autor de um trabalho fundamental para o entendimento do poeta português, Fernando Pessoa: Uma quase biografia (2011).

Sua admiração por Pessoa também fez de Cavalcanti o maior colecionador de objetos que pertenceram ao poeta português. Ele tem até escrivaninha e óculos de Pessoa, comprados em leilão em Portugal.

Cavalcanti foi eleito em novembro do ano passado para ocupar a Cadeira 39 da instituição, substituindo outro pernambucano, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel (1940-2021).

Tags: ABL
[13/06/2022 09:00:00]