'Heartstopper' escala a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Redação, 06/05/2022
Empurrados pelo sucesso da adaptação para a TV na Netflix, dois títulos da série 'Heartstopper' estão em segundo e terceiro lugares da Lista Gral, que é liderada por 'Arquiteto empreendedor', na primeira posição logo na semana de estreia

Na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews desta semana, a grande surpresa é Arquiteto empreendedor (Gente Autoridade), que estreia já na primeira colocação, tanto na lista Geral como na categoria Negócios. Uma entrada retumbante para o livro de Fábio Ordones, Lucas Almeida e Pedro Greghi, que vendeu 3.500 exemplares. Mas parece impossível ficar indiferente ao fenômeno Heartstopper, da autora inglesa Alice Oseman. Dois dos livros de quadrinhos editados pela Seguinte que contam a história de amor entre dois garotos, Charlie Spring e Nick Nelson, estão na segunda e terceira colocações da lista Geral: Heartstopper: Dois garotos um encontro, com 2.998 cópias vendidas, e Heartstopper: Minha pessoa favorita, com 2.070 exemplares.

Para completar, há um terceiro volume também figurando na lista Geral. É Heartstopper: Um passo adiante, em edição de capa dura. Esse bom desempenho em conjunto dos livros de Oseman é certamente resultado na enorme audiência que a série baseada nos livros [foto] está alcançando logo após estrear na Netflix.

A semana teve um aumento de 14% nas vendas. É o segundo período seguido de alta, depois de ter registrado 13% na semana passada. O crescimento foi puxado por Negócios, com aumento de 39%, e Infantojuvenil, com 30%. Os livros de Não Ficção venderam 8% a mais, enquanto os de Ficção subiram 7%. A única categoria em declínio é Autoajuda, com redução de 5%.

São três estreias na lista de Ficção. Em 12º lugar chega Nunca (Arqueiro), do veterano dos romances de espionagem Ken Follett. Desta vez, a iminência de um conflito mundial precisa ser resolvida pela primeira mulher a ocupar o cargo de presidente dos EUA, que sofre campanhas de difamação enquanto lida diplomaticamente com ataques estrangeiros. As outras duas novidades da lista são mangás editados pela Panini. Na 16ª posição, Chainsaw Man Vol. 07, e, no 19º lugar, Jojo’s Bizarre Adventure – Parte 1: Phantom blood Vol. 1.

Em Não Ficção, Para minha mãe (Sextante), de Elma van Vliet, entra na quinta posição. A autora dá conselhos a quem sente muitas saudades da mãe ou tem necessidade de demonstrar a ela tudo aquilo que traz no coração. A entrada do livro na lista pode ser explicada com a proximidade do Dia das Mães (08/05). Em Enxame humano (Alta Cult), no sétimo lugar, o biólogo Mark W. Moffett se baseia em descobertas da psicologia, da sociologia e da antropologia para explicar as adaptações que unem as sociedades. Ele quer responder a pergunta “Como conseguimos conviver uns com os outros?”

Transformações mentais (Alta Books), terceira estreia em Não Ficção, traz a contestação levantada pela autora, Susan Greenfield, de que as admiráveis e novas tecnologias para o trabalho não são ferramentas inofensivas. Ela comenta a exposição incessante a mídias sociais mecanismos de pesquisa e jogos eletrônicos.

Na lista Infantojuvenil, chega mais um volume de uma série de sucesso. Diário de um banana: Bola fora (VR editora), está na lista na 13ª posição, e tem companhia de mais dois livros com as aventuras de Greg, o personagem criado por Jeff Kinney. Diário de um banana: Um romance em quadrinhos está em quinto lugar, e Diário de um banana: Rodrick é o cara aparece na 15ª posição.

Finalmente, em Autojuda estreia O gênio preguiçoso (Alta Life), de Kendra Adachi, aparecendo na quinta posição. É um documento de liberdade pessoal. Fala sobre fazer o que importa para você e não dar atenção ao coro de pessoas que dizem o que você deveria fazer.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras segue na liderança, com 14 títulos aparecendo em todas as listas. No segundo lugar estão empatados o Grupo Editorial Record e a Sextante, cada um com 12 livros. Em terceiro lugar, com oito obras, aparece o Citadel Grupo Editorial.

[06/05/2022 11:00:00]