Por trás do sucesso do TikTok
PublishNews, Redação, 03/05/2022
Livro-reportagem analisa como a rede social chinesa desafia a hegemonia tecnológica dos EUA e o fenômeno das novas celebridades criadas pelo aplicativo

Sucesso entre adolescentes e crianças de todo o mundo, o TikTok tem um alcance nunca visto na era das redes sociais. Todos os dias, 50 milhões de americanos abrem o aplicativo – um aumento de dez vezes em comparação com janeiro de 2018, de acordo com dados oficiais do próprio aplicativo. Mas a velocidade com que ganha seguidores desde setembro de 2016, quando a empresa abriu com o nome Musical.ly, é a mesma com que suscita desconfiança por parte de governos e outros empreendimentos de tecnologia. A grave questão sobre o vazamento de dados, da qual a plataforma é acusada, ganha destaque no livro-reportagem TikTok Boom (Intrínseca, 304 pp, R$ 59,90 - Trad.: Alexandre Raposo, Carolina Selvatici, Diego Magalhães). Na obra, Chris Stokel-Walker percorre os bastidores da proprietária chinesa do TikTok, a ByteDance, para revelar a ambição da empresa em alcançar o patamar de gigantes tecnológicas norte-americanas como o Google. O contexto sociopolítico que transformou o aplicativo em um embate entre as duas maiores potências de hoje, China e EUA, é um dos pontos altos na análise de Stokel-Walker. O fenômeno das novas celebridades criadas pela plataforma de vídeo também é analisado por Chris. Para contextualizar o debate à realidade do Brasil, a edição da Intrínseca inclui nove perfis de grandes influenciadores do país no TikTok, como Pequena Lô, Matheus Costa e Isaías Silva. As minibiografias foram criadas a partir de entrevistas feitas pelo jornalista Bruno Molinero.

[03/05/2022 07:00:00]