Publicidade
Publicidade
Jeferson Tenório fala de ameaças sofridas na Bahia
PublishNews, Thales de Menezes, 04/04/2022
Autor de 'O avesso da pele', vencedor do Jabuti, é obrigado a fazer palestra em escola utilizando transmissão virtual, depois de receber mensagens agressivas no Instagram que falavam até em assassinar o escritor

Professor e doutor em Teoria Literária pela PUCRS, Jeferson Tenório ganhou ainda mais reconhecimento depois que o seu romance O avesso da pele, lançado pela Companhia das Letras, foi aclamado pela crítica, vencendo o Jabuti e marcando presença também na lista de mais vendidos. Convidado do Podcast do PublishNews desta semana, ele fala sobre sua carreira e a relação com os livros, que começou na escrita antes de realmente descobrir a leitura.

Assunto obrigatório na conversa é o relato e as consequências das recentes ameaças que Tenório sofreu na Bahia. Após mensagens agressivas no Instagram, expressando até ameaça de morte ao autor, ele precisou fazer uma palestra agendada em uma escola baiana por transmissão digital, com medo das riscos de sua presença no local.

“O que aconteceu comigo na Bahia e que tem acontecido sistematicamente é reflexo também dessa ansiedade do Ocidente. É reflexo desse medo de perder o privilégio... ‘Como assim esse autor tá falando de racismo...’ É assim que funciona.”

“Eu acho que essa visibilidade que os autores negros estão tendo, ela também é uma reação ao governo, uma reação a esse estado fascista”, afirma Tenório. “Acho que faz sentido a gente dizer que o Brasil prefere ser racista do que ser capitalista”, complementa.

Pesquisador e escritor, ele comenta como as duas áreas de atuação se completam.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB (Facebook, Twitter e Instagram), a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Úrsula - Maria Firmina dos Reis - Úrsula - Antofágica
Black Pumas
A mão de Deus - Netflix
Audible - Documentário

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Bruno Zolotar, Fernanda Garcia e Mariana Bueno detalham novidades e mudanças os dados da terceira edição da pesquisa
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Gabriel Mattos discute como o Booktok, a comunidade digital de leitura formada na plataforma, está transformando hábitos e influenciando vendas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Assim como o Renascimento europeu marcou uma era de transformação intelectual e artística, estamos vivendo algo similar
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
"A IA não é moda passageira, não é brinquedinho novo, não é ameaça apocalíptica. É uma tecnologia de fundação. Daquelas que, como o próprio Thad lembra, a gente só mede o impacto depois que já está tudo mudado", afirma
Uma nova tirinha dos personagens de Estevão Ribeiro, toda sexta-feira!
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Se você quiser ser um escritor, deve ser um dos bons. Afinal de contas, existem melhores maneiras de morrer de fome.
Gabriel Garcia Márquez
Escritor colombiano

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar