Carambaia publica versão definitiva das memórias de Frederick Douglass
PublishNews, Redação, 30/03/2022
Edição é a única que acompanha toda a trajetória do principal líder abolicionista negro nos EUA. A autobiografia vem acompanhada de palestras da filósofa Angela Davis sobre a obra.

Entre as três autobiografias escritas pelo intelectual abolicionista Frederick Douglass (1818-1895), A vida e a época de Frederick Douglass (Carambaia, 704 pp, R$ 209,90) é a versão definitiva das suas memórias. Neste volume, o homem que se tornaria o funcionário negro mais graduado do governo dos EUA e voz proeminente no movimento abolicionista narra toda a trajetória de sua vida, da infância como escravizado em uma fazenda em Maryland, passando pela conquista da liberdade e por uma brilhante carreira pública como escritor, orador, intelectual, líder abolicionista e político. Várias passagens dessas suas memórias se tornaram clássicos literários, como a luta física contra um “domador de escravos”. Douglass também é famoso por ter sido o americano mais fotografado do século XIX, em imagens que tinham a intenção deliberada de se opor aos estereótipos afro-americanos da época.

Esta edição conta com tradução de Rogerio W. Galindo, textos inéditos de Angela Davis e posfácio de Luciana da Cruz Brito, historiadora e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O livro será lançado simultaneamente em três versões: na Edição Numerada, de capa dura, com tiragem limitada a mil exemplares; na Coleção Acervo, selo mais econômico, em brochura; e em e-book. O projeto gráfico da Edição Numerada é de Beatriz Costa e pretende representar alguns dos principais aspectos da vida e obra de Frederick Douglass.

Dez por cento da renda das vendas das três edições da Carambaia de A vida e a época de Frederick Douglass serão destinadas à ONG Educafro, que atua na promoção de bolsas de estudos para estudantes negros.

[30/03/2022 07:00:00]