Atendendo solicitação da Libre, edital para compra de livros infantis é prorrogado
PublishNews, Redação, 08/03/2022
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, muda exigências que poderiam prejudicar pequenas editoras e agora aceita inscrições até a próxima sexta-feira (11)

Atendendo a uma solicitação da Libre (Liga Brasileira de Editoras), a Secretaria de Educação de Fortaleza alterou um edital para compra de livros. No início do ano, a SME-Fortaleza publicou um edital para “seleção de livros de literatura infantil destinado às crianças matriculadas nas unidades escolares com atendimento à educação infantil que integram a Rede Municipal de Ensino".

Analisando o documento, a diretoria da LIBRE atentou para exigências que dificultariam muito a inscrição de editoras independentes. Entre os pontos, exigência de inscrição presencial, dificultada ainda mais pela pandemia de Covid-19; documentos com firma reconhecida em cartório, procedimento cada vez mais substituído por certificação digital; envio dos arquivos da obra em pen drive; e fotos dos autores e dos ilustradores.

Segundo Tomaz Adour, presidente da LIBRE, essa ação é importante para “auxiliar as editoras independentes, que muitas vezes têm dificuldade em participar de editais de compras governamentais, a aproveitar oportunidades de negócio e, além disso, ajudar na bibliodiversidade no Brasil”. Adour ainda explica que esta é uma das funções da associação e já estão "estudando meios de capacitar as associadas a, cada vez mais, se fazer presentes nestes editais".

Depois de algumas alterações, o edital prorrogou inscrições até 25 de fevereiro. Mas, com o atendimento de mais algumas mudanças no processo, o prazo agora termina na próxima sexta-feira (11), com condições mais acessíveis à participação de editoras pequenas. O edital por ser acessado aqui.

Tags: Infantil, Libre
[08/03/2022 11:50:00]