Svetlana Aleksiévich contextualiza apoio dos russos a Putin
PublishNews, Redação, 07/03/2022
Ganhadora do Prêmio Nobel em 2105, a autora bielorrussa diz que habitantes de periferia com orgulho ferido formam a base de popularidade do líder russo e da aprovação à invasão da Ucrânia

A autora bieolorrussa Svetlana Aleksiévich, cujos livros de sucesso mundial são dedicados a mostrar os efeitos do colapso da União Soviética nos habitantes dos países que formavam o grupo, contextualizou a maneira como Putin apresenta supostos 60% de apoio dos russos à invasão da Ucrânia. Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015 acredita que o apoio está concentrado numa classe específica da população russa.

“Acho que Putin reflete a opinião e os desejos dos russos que habitam os subúrbios, gente que não tolera mais qualquer tipo de humilhação. Isso vem de um acúmulo de histórias inventadas. Depois de o governo ter fechado a Dozhd TV e a emissora de rádio Eco, só sobrou para a maioria da população o jornal Novaya Gazeta, controlado pelo governo. A Rússia é um país fechado para verdade”, disse a escritora.

Na pesquisa de seus livros, ela afirma ter viajado muito pela Rússia e escutado o tempo todo falas sobre a humilhação. “Eles acreditam que Putin os fez levantar depois de ficarem ajoelhados diante do mundo. Se não sentisse intuitivamente esse apoio, ele não estaria fazendo o que está fazendo, atacando um país soberano de modo insolente e com falas de ódio".

Aleksiévich acredita que, se Putin vencer, não vai parar na Ucrânia. E prega a formação de uma legião estrangeira para ajudar nos resgates de civis e no fornecimento de armas à Ucrânia.

[07/03/2022 09:50:00]