Feira do Livro Infantil de Bolonha suspende estande da Rússia
PublishNews, Redação, 02/03/2022
Evento programado para começar no dia 21/03 vai manter divulgação de livros ucranianos, mesmo sem a participação de autores; Feira de Frankfurt divulga carta contra Putin

Marcada para abrir entre os dias 21 e 24 de março, de volta ao modelo presencial, a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, maior evento no mundo para esse mercado, divulgou mensagem de repúdio à invasão da Ucrânia pelo exército russo. A Feira e todas as marcas associada a ela anunciaram, como efeito imediato diante do ataque de Putin aos ucranianos, a suspensão de todas as atividades e colaborações das entidades estatais russas. Um grupo de representantes do governo seria responsável por um estande coletivo de empresas russas no evento.

Os diretores da Feira de Bolonha afirmam que continuam a apoiar a Associação de Escritores Ucranianos e vão promover seus livros, mesmo com ausência de escritores e ilustradores na edição deste ano. Na nota, a organização da Feira diz: “Livros para todas as idades continuam sendo uma ponte entre culturas e nunca antes a indústria editorial, para crianças e para todos, foi tão importante”.

Na Alemanha, o Conselho de Curadores do Peace Prize of German Book Trade, organizado pelo mesmo grupo que comanda a Feira do Livro de Frankfurt, soltou nota contra à guerra na Ucrânia.

Segundo o documento, “os curadores do Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão estão indignados com o ataque brutal da Rússia à Ucrânia. "Apelamos ao povo russo e ao seu presidente para que interrompam a destruição deliberada da paz e da liberdade na Europa. E enviamos palavras de solidariedade ao povo da Ucrânia: vocês fazem parte de uma comunidade internacional que apoia a dignidade humana, a participação democrática e a igualdade para todos. Vocês têm direito à paz!”. São esperadas restrições à participação da Rússia na próxima edição de Feira do Livro de Frankfurt, programada para outubro.

[02/03/2022 10:15:00]