A revolução digital no universo editorial
PublishNews, Redação, 04/01/2022
John B. Thompson detalha em 'As guerras do livro' a colisão da indústria editorial com a revolução tecnológica

Nas últimas décadas, o mundo vem passando por uma revolução tecnológica tão radical e abrangente como nunca houve na longa história da espécie humana. Ela está transformando o panorama da informação e da comunicação e destruindo muitos setores que tiveram um papel decisivo na configuração desse ambiente, antes e durante a maior parte do século XX, como jornais, rádio, televisão, música, cinema. E a indústria editorial do livro não é exceção. “O que acontece, então, quando a mais antiga das nossas indústrias de mídia se choca com a maior revolução tecnológica do nosso tempo?”, pergunta-se o sociólogo John B. Thompson em As guerras do livro (Editora Unesp, 575 pp, R$ 124 - Trad.: Fernando Santos). Com base em 180 entrevistas com altos executivos e outros funcionários de diversas organizações americanas e britânicas, principalmente em Nova York, Londres e Vale do Silício – das grandes editoras de interesse geral a um grande número de startups, organizações de autopublicação e empresas editoriais inovadoras – Thompson destrincha os meandros da revolução em curso no mundo dos livros. Do nascimento dos livros digitais à explosão da autopublicação e à crescente popularidade dos audiolivros, esta obra oferece uma análise abrangente e refinada da disrupção tecnológica em uma das indústrias criativas mais importantes, bem-sucedidas, influentes e longevas da história.

[04/01/2022 17:00:00]