Em sua terceira edição, Festival Livro na Rua homenageia Carolina Maria de Jesus
PublishNews, Redação, 05/10/2021
Pela primeira vez com um circuito internacional e interação com o Flir Angola, evento abrirá espaço para o protagonismo feminino, celebrando a obra da autora mineira, e terá ações virtuais e presenciais de 5 a 10/10

O Flir – Festival Livro na Rua, inicia nesta terça, sua terceira edição. De volta às ruas de Belo Horizonte, até o dia 10 de outubro, o evento convida os leitores a matar a saudade das livrarias e fazer um passeio pelo Circuito Internacional de Livrarias, que começou na Rua da Literatura (Fernandes Tourinho) e, neste ano, segue até a Rua dos Mercadores em Luanda, Angola.

Em uma programação conjunta com o Flir Angola, o festival dará destaque para a produção em língua portuguesa vinda da África. Totalmente gratuita e híbrida, o Flir discutirá temas como as mulheres na literatura, diálogo entre culturas, ancestralidade e memória, o conhecimento e a consciência africana, a justiça social como contribuição para a paz, entre outros.

Homenageando a escritora mineira Carolina Maria de Jesus, o festival abre sua programação com duas mesas: a palestra Gramática do Cotidiano, Carolina e Conceição: Ruptura, herança e continuidade, com Conceição Evaristo, às 16h, e a mesa Pois é, Carolina, com a participação do jornalista, escritor, biógrafo e crítico literário Tom Farias, autor de Carolina: Uma Biografia (2019), às 17h30. A partir daí, durante todos os dias, serão apresentadas as mesas de debate, com participantes de BH e direto de Luanda. A programação completa você confere no site do evento.

E como um dos objetivos do Flir 2021 é dar chance às pequenas editoras, que lutam por espaço nas vitrines das livrarias, durante os seis dias do evento, editoras e livrarias se unirão em programações paralelas, enaltecendo o festival. Farão parte do Circuito Internacional as seguintes livrarias em Minas Gerais: Livraria Boutique do Livro (Divinópolis), Livraria Páginas, Livraria da Rua, Livraria Outlet de Livro, Livraria Esquerda Literária, Livraria Ouvidor, Quixote Livraria, Livraria Bantu, Livraria do Belas, Livraria Leitura e a Papelaria Mercado Novo (Belo Horizonte).

Tags: FLIR
[05/10/2021 10:00:00]