Na semana do Dia dos Pais, o presente foi para a meninada
PublishNews, Leonardo Neto, 13/08/2021
Livro interativo da franquia ‘As aventuras de Mike’, de Gabriel Dearo e Manu Digilio, estreou na lista ocupando a segunda posição do Ranking Geral. Biografia de Ney Matogrosso também fez bonito na semana.

O casal Gabriel Dearo e Manu Digilio ganhou destaque ao estrear com novo livro na segunda posição do Ranking Geral | © Divulgação
O casal Gabriel Dearo e Manu Digilio ganhou destaque ao estrear com novo livro na segunda posição do Ranking Geral | © Divulgação
A semana era a do Dia dos Pais, mas quem ganhou destaque foi um livro para a meninada. O livro interativo da franquia As aventuras de Mike (Outro Planeta), do casal Gabriel Dearo e Manu Digilio, conquistou o segundo lugar do Ranking Geral, com 2.213 cópias vendidas na semana. A obra conquistou também a primeira posição de Infantojuvenil. Na Geral, perdeu só para o terceiro volume de Batman/Fortnite (Panini), de Christos Gage, que somou mais 2.491 exemplares para a sua conta. Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart, que se agarrou ao pódio e não solta mais, ficou em terceiro, com 1.936 exemplares vendidos.

Além do novo de Gabriel e Manu, a lista trouxe outras seis novidades. Em Não Ficção, o destaque foi para Ney Matogrosso - A biografia (Companhia das Letras), de Julio Maria. O lançamento ficou na posição de número seis, com 762 cópias vendidas. O livro é resultado de cinco anos de pesquisa sobre uma das figuras mais transformadoras da cultura popular brasileira.

A biografia de Ney Matogrosso, escrita pelo jornalista Julio Maria, também fez bonito e aparece em 6º de Não Ficção | © Divulgação
A biografia de Ney Matogrosso, escrita pelo jornalista Julio Maria, também fez bonito e aparece em 6º de Não Ficção | © Divulgação
Ainda em Não Ficção, Crônicas de pai (Intrínseca), de Leo Aversa, apareceu em 15º lugar, com 287. No livro, o fotógrafo mostra o seu lado escritor e apresenta uma coletânea de histórias que provam que ser pai é um aprendizado e que ser filho é um talento.

Novidade volumosa também em Ficção, onde apareceu pela primeira vez A canção de Aquiles (Minotauro), de Madeline Miller. O livro ocupa a posição de número oito, com 585 exemplares vendidos.

Junto com o livro interativo de As aventuras de Mike, em Infantojuvenil, apareceu o outro estreante com vendas acima da casa dos 500 exemplares. Por trás dos likes (Astral Cultural), de Luara Fonseca, ficou na posição nove, com 515.

Na 19ª da Lista de Autoajuda, apareceu pela primeira vez A coragem da esperança (Planeta), de Leandro Karnal, com 290. Na 20ª de Negócios, estreou A psicologia financeira (HarperCollins), de Morgan Housel, com 191.

Na comparação com a semana passada, a lista apresentou crescimento de 2%. Não Ficção (11%), Ficção (9%) e Negócios (8%) puxaram os números para cima enquanto Infantojuvenil (-11%) e Autoajuda (-4%) fizeram o contrapeso.

O ouro do Ranking Geral das Editoras foi para o Grupo Companhia das Letras, com 19 títulos. A prata ficou dividida entre o Grupo Editorial Record e a Sextante, que colocaram 12 títulos cada. No peito do Citadel Grupo Editorial pousou a prata, com oito.

[13/08/2021 10:40:00]