Novos de Itamar Vieira Jr. e Laurentino Gomes estreiam na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Talita Facchini, 14/07/2021
Em Ficção, 'Doramar ou a odisseia' fez sua estreia e em Não Ficção, 'Escravidão - Vol.2' e 'Nova economia', de Diego Barreto, foram as novidades de junho

Itamar Vieira Junior e Laurentino Gomes
Itamar Vieira Junior e Laurentino Gomes

O sucesso de Torto arado, romance de Itamar Veira Junior é indiscutível. A obra que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia rendeu a Itamar diversos prêmios e despertou a curiosidade em milhares de leitores no Brasil inteiro. Além disso, o livro domina a categoria Ficção da Lista Nielsen PublishNews – a que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil – desde o início do ano.

Agora, Doramar ou a odisseia (Todavia) deu as boas-vindas à Lista Nielsen PublishNews de junho, garantindo o 11º lugar em Ficção. No livro, em um diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país. Na mesma lista, os clássicos Dom Casmurro (Principis / 13º), de Machado de Assis; Capitães da areia (Companhia de Bolso / 16º), de Jorge Amado; Ou isto ou aquilo (Global / 18º), de Cecília Meireles e Vidas secas (Record / 20º), de Graciliano Ramos continuam marcando presença.

Diego Barreto
Diego Barreto
Em Não Ficção, o destaque vai para o segundo volume da trilogia Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes, que ficou com a 5º posição da categoria. O Volume 1, que cobre a história desde o primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, aparece na 18ª posição. A segunda novidade da categoria este mês é o livro Nova economia (Gente), de Diego Barreto, e que ficou com o 17º lugar no ranking. A obra explica ao leitor por que o perfil empreendedor está engolindo o tradicional empresário brasileiro.

Outro destaque da lista de Não Ficção vai para Do mil ao milhão (HarperCollins). O livro de Thiago Nigro que ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira - assim como Torto arado – se mantém no topo da categoria desde o início de 2021. Logo em seguida, Paulo Vieira aparece nas posições 2 e 3 com as obras O poder da ação e O poder da autorresponsabilidade, ambas publicadas pela Gente.

No Ranking das Editoras, Globo e Grupo Companhia das Letras dividem a primeira posição com 7 títulos cada. As editoras Gente e Planeta ficaram com o segundo lugar com 4 obras cada e a HarperCollins Brasil, com o terceiro 3 títulos na lista.

[14/07/2021 11:00:00]