PN+ ganha Painel Analítico da Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Redação, 21/06/2021
Pela ferramenta, que usa tecnologia de business intelligence, assinantes poderão analisar os históricos de vendas do Ranking do PublishNews por títulos, selos editoriais e pelo tempo

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, ganha, nessa semana, mais um serviço. É o Painel Analítico que tem na sua base de dados os 11 anos da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Por meio da nova ferramenta, editores, livreiros, pesquisadores e interessados no comportamento dos best-sellers brasileiros poderão fazer ensaios e apuração de dados e informações referentes ao Ranking a partir de 2010.

Entre as possibilidades iniciais do Painel Analítico, está a comparação ano a ano por categorias (ficção, não ficção, autoajuda, negócios e infantojuvenil) e ainda por tempo (granulação de ano, trimestre, mês e dia). Outra ferramenta já implantada é a performance por editora. Pelo Painel, o assinante poderá avaliar o desempenho de cada um dos selos editoriais e, novamente, fazendo filtragem por tempo e por categoria.

Na configuração inicial, o Painel ganha duas telas. Na primeira, está um resumo de todos os títulos que já apareceram na lista. Na contagem dessa semana, foram 4.133 títulos diferentes, escritos por 2.320 autores e publicados por 370 editoras, que totalizaram 66 milhões de cópias vendidas.

A partir desse número geral, o assinante poderá filtrar, por exemplo, título e verificar o seu desempenho ao longo do tempo. Por exemplo, acompanhar as vendas do long-seller O monge e o executivo (Sextante), de James Hunter, desde o seu lançamento para cá.

Na segunda aba, estão a performance de cada selo editorial. Ali, o assinante poderá verificar o desempenho isolado de cada um dos selos editoriais e, de novo, verificá-lo por tempo e categoria. Exemplo: qual o desempenho dos selos editoriais da Sextante ao longo dos anos por categoria?

Bruno Mendes, sócio do PN e desenvolvedor da ferramenta, gravou um vídeo no qual explica todas as possibilidades do Painel Analítico.

É importante ressaltar que essa é a implementação inicial do Painel, que sofrerá atualizações constantes em busca de dar mais respostas aos interessados. Por isso, é importante ter o feedback dos assinantes. Para isso, basta escrever para assinaturas@publishnews.com.br com as suas observações.

Para que todos os assinantes do PN conheçam a ferramenta, ela ficará aberta e gratuita nessa primeira semana. Para acessá-la é preciso fazer um cadastro (caso já não tenha feito), clicando aqui. Com o cadastro feito e logado na plataforma, o assinante pode acessar o Painel Analítico clicando aqui. Os serviços - como o Radar de Licitações, o Próximo Capítulo e o Apanhadão Diário - seguem exclusivos para os assinantes do PN+. Para saber como assinar, clique aqui.

[21/06/2021 11:40:00]