Novidades dão vigor à Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 18/06/2021
Novos livros de Itamar Vieira Jr., Laurentino Gomes e Sarah J. Maas e o primeiro do Gil do Vigor estreiam na lista cumprindo a missão de dar resposta à expectativa de muitos leitores

Itamar Vieira Junior, Laurentino Gomes, Sarah J. Maas e Gil do Vigor
Itamar Vieira Junior, Laurentino Gomes, Sarah J. Maas e Gil do Vigor

O leitor mais desavisado que passar os olhos para o topo do Ranking Geral dessa semana poderá pensar: “hmmm... mais do mesmo”. As três primeiras posições são ocupados por velhos conhecidos da lista: a edição de 20 anos de Pai rico, pai pobre (Alta Books), de Robert T. Kiyosak, com 2.601 unidades vendidas; Mais esperto que o diabo (Citadel), do campeão de vendas Napoleon Hill, com 2.309 e Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, com 2.009. Nenhuma novidade. Mas, quem se detiver um pouco mais, vai se divertir com as novidades.

Embora não seja nenhuma novidade, Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., na quarta posição do Ranking Geral, prenuncia a chegada de Doramar ou a odisseia (Todavia), do mesmo autor. O livro estreia na sexta posição de Ficção, com 496 cópias vendidas. Muitos leitores brasileiros esperavam por esse.

Expectativa inicialmente satisfeita também em Não Ficção, com a chegada do segundo tomo da trilogia de Laurentino Gomes. Escravidão - Vol 2 (Globo Livros) ficou na sexta posição, com 751 exemplares vendidos na semana de estreia. Desde o seu lançamento, em 2019, o PN registra até aqui a venda de 109.783 cópias do primeiro volume.

Outro que gerou muita expectativa foi Tem que vigorar! (Globo Livros), do ex-BBB Gil do Vigor. Pela apuração do PN, no entanto, os números vieram meio frustrados. O título ficou na 13ª posição da categoria, com 350 exemplares vendidos.

E por falar em vigorar, a lista veio revigorada. Na semana passada, ganhou o reforço do Magalu e só com isso cresceu 20% em relação à semana anterior. Agora, sem a adição de novos varejistas, os números gerais da lista cresceram 10%. Só Infantojuvenil (-4%) ficou em baixa. Não Ficção (23%), Autoajuda (20%), Ficção (11%) e Negócios (4%) foram só alegria.

Mas, voltando à Lista de Não Ficção, outras duas estreias: O outono da Idade Média (Penguin), de Johan Huizinga, em 18º lugar, com 264, e A esperança da glória (Alta Life), de Jon Meacham, na lanterninha, com 221.

A novidade mais polpuda apareceu em Infantojuvenil e é de um fenômeno em ascensão: Sarah J. Maas, que fincou seu pé na lista e não quer largar. Seu livro Corte de chamas prateadas (Galera Record) estreou no ranking ocupando a primeira posição da categoria e a oitava da Lista Geral, com 1.240 exemplares vendidos na estreia. Somando todos os livros dela nessa semana, são 2.777 cópias vendidas. No ano, ela já vendeu 35.792 de oito títulos.

Novidades também em Negócios, onde estrearam O mindset da inovação (Gente), de Guilherme Horn, ocupante do sétimo lugar, com 776, e O jogo do infinito (Sextante), de Simon Sinek, em 11º, com 665.

Uma velha franquia já muito conhecida da lista aparece na 16ª posição de Autoajuda: a reunião de dois em um de O milagre da manhã + O milagre da manhã para transformar seu relacionamento (BestSeller), de Hal Elrod, que teve 333 cópias vendidas na semana de estreia, suficiente para colocá-lo na posição de número 16. O milagre da manhã, sozinho, aparece em quarto lugar da categoria e em 15º da Geral, com 1.009.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 17 títulos. O Grupo Editorial Record e a Sextante dividem a prata, com 11 títulos cada. O Citadel Grupo Editorial completa o pódio, com sete.

[18/06/2021 10:50:00]