Publicidade
Publicidade
Marcos Marcionilo fala com o Podcast do PublishNews
PublishNews, Redação, 31/05/2021
Curador do Prêmio Jabuti é o convidado do Podcast nessa semana. Inscrições para o prêmio seguem abertas, com desconto até a próxima sexta-feira (04)

A 63ª edição do Prêmio Jabuti foi lançada com uma promessa: ser mais digital e plural. Mas o que isso pode significar? Ninguém melhor para responder essa pergunta do que Marcos Marcionilo, escolhido para coordenar o conselho curador e o convidado do Podcast do PublishNews dessa semana. Marcionilo é editor, tradutor, sócio da Parábola Editorial e o primeiro negro a ocupar o posto no Prêmio que é o mais tradicional do mercado editorial brasileiro.

Na conversa, Marcionilo falou um pouco dos seus planos para o Jabuti, apontou mudanças registradas no regulamento do prêmio, como a preocupação com as questões de raça e gênero; defendeu a escolha de Ignácio de Loyola Brandão como o grande homenageado do ano e falou sobre como pretende fazer uma “Ocupação Jabuti” até novembro, quando deverá acontecer a cerimônia, que novamente será virtual.

E já que o assunto é o Jabuti, nunca é demais lembrar que as inscrições seguem abertas até o dia 1º de julho e têm desconto especial de 10% para aquelas realizadas até as 23h59 da próxima sexta-feira (04). As inscrições podem ser feitas pelo Portal de Serviços da CBL. Autores e editores que já possuem cadastro podem efetuar o login com o usuário preexistente, ou adicionar um novo, e selecionar “Prêmio Jabuti”. Já os novos usuários precisarão efetuar um cadastro, criar um login e uma senha antes de selecionar “Prêmio Jabuti” e dar sequência à inscrição.

O público poderá, novamente, auto indicar ou recomendar nomes para a composição do júri do Prêmio Jabuti, por meio da consulta pública que segue aberta até o dia 6 de junho. Para isso, basta preencher o formulário disponível no site do prêmio.]

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Granólia, a granola da Rosália
Arendt - Entre o amor e o mal: uma biografia, de Ann Heberlein
O anônimo célebre, de Ignácio de Loyola Brandão
Fogueira das vaidades, de Tom Wolfe
Caso Evandro – Podcast, Série e Livro
Fotógrafa Ana Di Castro
What drives us

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Episódio da semana conversa sobre a febre cultural do Brasil em torno do hábito de colecionar figurinhas
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Amilton Vieira de Santana convida o leitor a mergulhar em um conjunto de poemas que celebram o amor em sua forma mais humana
Episódio da semana conversa sobre a febre cultural do Brasil em torno do hábito de colecionar figurinhas
No filme, Kristen Stewart apresenta a trajetória de Lidia Yuknavitch, uma ex-promessa da natação olímpica que encontra na escrita uma forma de sobreviver aos traumas
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em um texto que cruza com acontecimentos recentes, Fernando Tavares fala sobre novo Manual de práticas de IA brasileiro e sobre o 'Magnifica Humanitas'
A literatura tem uma capacidade tão grande de nos renovar que o texto que escrevi ontem não me serve para o hoje.
Bartolomeu Campos de Queirós
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar