Quatro coisas que aprendi sobre ser livreira em meio à pandemia
PublishNews, Giovanna Pires*, 19/10/2020
Em seu artigo, Giovanna Pires elenca os aprendizados que a nortearam nos últimos meses

Estou no mercado livreiro há quase sete anos, trilhando uma jornada de muito aprendizado em cada uma das passagens profissionais por editoras como a Todavia e Autêntica e livrarias como Martins Fontes e Livraria da Vila. Cheguei à Primavera Editorial no início de 2020 com a missão de, pela primeira vez na minha carreira, liderar a coordenação de um setor comercial. Claro que, diante da pandemia, tudo o que vivi me pareceu insuficiente para enfrentar tamanho desafio; como a maioria das pessoas, o sentimento de estar diante de uma situação singular era constante. Com o passar dos meses, essa sensação foi sendo substituída pela gratidão de ter aprendido muito e ter sido constantemente testada a mudar conceitos e lidar com incertezas. Dessa experiência rica, gostaria de compartilhar quatro aprendizados que me nortearam.

1- Aprendi que as pessoas são multifacetadas, portanto, torna-se importante saber utilizar bem todas as nossas habilidades – mesmo aquelas que nos fazem sair da zona de conforto. Digo isso porque tive a oportunidade de interagir, dentro da editora, com publicações que seriam lançadas, ou seja, pude participar da seleção de títulos e desenhar eventos para os respectivos lançamentos. Outras oportunidades que me tiraram fora da área convencional de atuação foi a ideação da Feira Rita Lobato e a criação de conteúdos especiais para as redes sociais da editora.

2- Comprovei que divulgação é tudo! Em um momento no qual os consumidores não saem de casa, o produto livro precisa chegar até eles. Estou falando de locais de venda alternativos, conectando o livro a outros produtos que são do interesse desse cliente. Um exemplo é um dos nossos títulos sobre saúde sexual holística, que está sendo vendido junto de produtos voltados para o bem-estar como absorventes e coletores menstruais ecológicos.

3- Entendi que os leitores, a despeito do contexto da pandemia, continuaram consumindo livros. No entanto, ficaram mais criteriosos na hora de comprar, ou seja, o conteúdo precisou ser personalizado para diferentes perfis de consumidores. Cadastro, design, palavras-chave, títulos associados e planejamento visual são alguns dos itens essenciais para atingir esse público-alvo; para fazer com que o livro certo encontre o leitor certo.

4- Compreendi que o público muda completamente quando pensamos em físico e on-line. O que quero dizer? A venda digital é repleta de informações e você tem que competir pelos segundos de atenção do seu leitor. Na livraria física, esse consumidor tem outro perfil e outras demandas comportamentais. Na prática, tive que qualificar quais ferramentas adquiridas poderíamos utilizar para cada caso, em momentos diferentes da pandemia.

Esses são aprendizados me guiarão por muito tempo para além desse período desafiador – se estendendo para acomodar tanto o presente do mercado do livro brasileiro, como também as futuras transformações pelas mídias digitais. Apesar dessa experiência não ter sido fácil, posso dizer hoje que estou mais preparada do que nunca para enfrentar os próximos desafios da minha carreira com confiança.


* Giovanna Pires é uma livreira apaixonada por mesclar publicação tradicional com novas mídias e criar estratégias únicas para o incentivo à leitura. Atua na Primavera Editorial e é criadora do Projeto Livreira Mágica no Instagram e YouTube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do PublishNews.

[19/10/2020 08:00:00]