"Classe C é leitora e compradora de livros", diz coordenadora da Pesquisa Retratos da Leitura
PublishNews, Redação, 11/09/2020
Zoara Failla participa, ao lado de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, de edição especial do Podcast do PublishNews

O Instituto Pró-Livro e o Itaú Cultural divulgam, na próxima segunda-feira (14), os resultados da Pesquisa Retratos da Leitura, o mais completo estudo sobre os hábitos de leitura do brasileiro. O Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Zoara Failla, coordenadora da pesquisa, para falar sobre um aspecto do estudo que muito interessa aos editores e livreiros: os hábitos de compra dos leitores brasileiros. O episódio teve ainda a participação de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

O primeiro dado importante apontado por Zoara é que caiu o número de brasileiros que compraram pelo menos um livro nos últimos três meses. Se no estudo de 2015, 30% responderam sim a esta pergunta, na edição e 2019, este índice caiu para 27%. Extrapolando estes números, o Ibope Inteligência, responsável pela condução do estudo, conclui que apenas 52 milhões de brasileiros compraram pelo menos um livro no período indicado na pergunta. Zoara analisa que, ao olhar para outros dados da pesquisa, percebe-se que houve incremento importante do número de pessoas com nível superior e das classes A e B, – potenciais compradores de livros – que passaram a dedicar mais do seu tempo livre acessando a internet e redes sociais. “É possível que essa redução se explique pelo fato de esse pessoal estar lendo menos. Tem menos leitores nestes segmentos e isso certamente irá impactar no percentual de compradores de livros”, disse.

A compra é a principal forma de acesso ao livro. A maioria dos brasileiros (41%) continua acessando o livro por meio de compras em livrarias físicas ou em lojas virtuais. Uma parcela importante (25%) disse que ganham os livros que leem de presente. O acesso pelas bibliotecas se manteve estável entre 2015 e 2019.

Na hora de escolher um livro para a compra, o brasileiro continua levando em conta, em primeiro lugar, o tema ou assunto. O título do livro ganhou destaque na pesquisa de 2019. Se em 2015, este fator era importante para apenas 17% dos respondentes; agora, 31% deles julgaram importante o título, que é mais relevante na hora de escolher um livro do que o nome do autor (27%). O preço vem em quarto lugar.

Para 22%, o valor monetário do livro é decisivo na hora da compra. Este índice cresceu em relação a 2015, quando a Retratos registrou que o preço era relevante para 16% dos respondentes. Na conversa, Zoara ressaltou o impacto de um possível aumento de preço provocado pela incidência da tributação da nova CBS no livro, em especial para os leitores da classe C. A pesquisa aponta que 27 milhões dos brasileiros identificados na classe C são compradores de livros. “O [aumento do] preço do livro vai impactar nesta classe, que é leitora e é compradora de livros”, aponta Zoara. “O aumento do preço do livro vai impactar em várias situações de acesso à leitura. Não só vai vender menos. Isso vai ter, sim, impacto em várias áreas do acesso à leitura e ao acesso cultural”, analisou. Ela ressalta ainda o impacto da crise econômica e conclui: “É muito provável que, numa próxima edição, a gente vá ter uma redução do número de leitores nessas faixas, com certeza”.

Saron também comentou sobre este possível aumento do preço do livro. “Para mim, a sociedade, as empresas, o terceiro setor e os governos precisam de uma imensa, potente, ampla, profunda e vigorosa política para que mais pessoas leiam e para que mais pessoas leiam mais. Isso significa termos livros acessíveis”, defendeu. “Não há como imaginar um país desenvolvido sob o aspecto humano, econômico e cultural imaginando que o tema da leitura continue sendo um fosso entre classes sociais”, continuou. “Ou lemos mais ou o país não será um país desenvolvido”, completou.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


[11/09/2020 10:00:00]