A Editora Jandaíra, antiga Pólen, prepara o lançamento do selo Justiça Plural, dedicado à publicação de livros jurídicos voltados a questões sociais e de direitos humanos. Afinado com o catálogo atual da editora, o novo selo está sendo criado em parceria com o advogado Brenno Tardelli, que coordenará o Justiça Plural por um mandato de dois anos.
“Brenno trouxe a ideia de publicarmos obras jurídicas a partir de um livro coorganizado por ele, com artigos que comentam a Constituição brasileira e as sucessivas violações pelas quais nossa Carta Magna tem passado nos últimos anos”, conta Lizandra Magon de Almeida, diretora editorial da Jandaíra. A partir daí, a editora decidiu unir esforços e Tardelli tomou para si a tarefa de criar um conselho editorial formado por juristas de todo o Brasil e com predominância de mulheres, que pretende garantir a diversidade e o conhecimento necessário para o projeto. Esse conselho também terá um mandato de dois anos e seus integrantes farão sugestões de títulos a serem publicados.
O primeiro livro do novo selo – Constituição Comentada por Juristas Críticos – será publicado em agosto, no formato e-book e conta com organização de Brenno Tardelli e coordenadoria de Gabriela Barreto de Sá, professora de Direito Constitucional na Universidade do Estado da Bahia; Salah Khaled Jr., professor de Direito Penal na Universidade Federal do Rio Grande, além dos professores da FGV-SP Maíra Zapater e Silvio Almeida.
Ainda em 2020, será lançado Blindando a Polícia Militar: Os mecanismos jurídicos de proteção da polícia que mata, de Poliana da Silva Ferreira, baseado na premiada dissertação de mestrado da autora apresentada ao curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.