Publicidade
Publicidade
Marketing digital em tempos de pandemia tim-tim por tim-tim
PublishNews, Leonardo Neto, 06/07/2020
Bruno Mendes, especialista em marketing digital, é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa, ele fala sobre três fundamentos do marketing: tráfego, copy-writing e funil de vendas.

Tráfego? Funil de vendas? Copy-writing? O que são essas expressões? O que elas têm a ver com o mundo dos livros? Ferramentas de marketing indispensáveis no mundo cada vez mais – e irreversivelmente – digital são explicadas tim-tim por tim-tim por Bruno Mendes, na sua participação no Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa que teve com a nossa equipe, o sócio da consultoria #coisadelivreiro e do próprio PublishNews explica como livreiros e editores podem se apoderar destes instrumentos para aumentar suas vendas e se aproximar de seus consumidores.

Bruno lembrou que, antes da pandemia, havia iniciativas de digitalização do varejo de livros no Brasil e, com a pandemia, isso precisou ser acelerado. “Existia um pensamento antes da pandemia que vender para as livrarias físicas era sempre o melhor e o grande negócio a se fazer”, observou. “A gente tinha um mercado interdependente, um cenário em que ele dependia muito dos pontos de vendas [físicos]. Não estou dizendo que isso foi superado, nem de longe, mas era uma mentalidade fixa em que apenas [o fato de] visualizar outras possibilidades era quase que um pecado. Hoje, isso se tornou uma necessidade”, apontou.

E Bruno sentiu essa movimentação na sua lida diária no #coisadelivreiro. Ele contou que a demanda por e-commerce e construção de lojas virtuais cresceu 110% desde o início da crise. “Não é só a construção da lojas que resolve o problema. Tem uma demanda por conhecimento, as pessoas querem entender mais”, disse.

Na conversa, Bruno elenca três pontos para que o livreiro ou o editor possa vender bem na internet. Além de conhecer bem o seu cliente, o que Bruno considera fundamental, o vendedor precisa entender (1) de tráfego de internet ou como impulsionar, patrocinar e encontrar o seu público na internet; (2) de estratégia de copy-writing ou o texto de venda do produto; e (3) de funil de vendas ou o fluxo até que o cliente efetivamente compre o seu produto.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Cada livraria condensa o mundo
Anne Frank - Vidas paralelas
36 questions
Six: The musical
Pais
Flex
Central de ajudas do Facebook
Trico de pais - Podcast
F1 - Drive to survive - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Tags: Bruno Mendes
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Marcus Vinicius Barili, recém-contratado pela Editora Gente, fala sobre o novo selo de autopublicação da casa
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela programação cultural da primeira edição virtual de um dos maiores eventos literários do país
Podcast do PublishNews conversou com Fernanda Saboya, diretora geral da editora centenária que tem implantado uma série de mudanças nos últimos meses
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, excepcionalmente, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Em sua coluna, Gustavo Martins fala sobre as reações e ideias de algumas livrarias ao redor do mundo para se manterem abertas e atrativas para o público
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Em muitos países, nossa indústria já está lutando por oxigênio.
Carta assinada por entidades internacionais do livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar