Pesquisa mede o impacto do coronavírus nas editoras independentes
PublishNews, Leonardo Neto, 30/04/2020
Estudo é realizado pela Libre com o objetivo de compreender o impacto da pandemia na economia do livro e identificar as estratégias que as independentes estão tomando diante deste cenário

Ao longo do mês de abril, a Liga Brasileira de Editores (Libre) procurou editoras independentes para uma pesquisa que pretende medir o impacto da pandemia nas suas finanças. Além disso, a pesquisa buscou identificar as estratégias que estas casas editoriais estão adotando no atual cenário e ainda observar a capacidade de o livro digital minimizar os efeitos da pandemia.

Ao todo, 75 editoras responderam ao questionário, sendo que 62% delas são associadas à Libre. A maioria (80%) é composta por editoras com sede na região Sudeste, com menos de dez anos de fundação (64%) e com catálogos de até 100 títulos (69,4%). A principal fonte de receita das pesquisadas é a livraria (83%). Na sequência aparecem distribuidoras (59,3%), governo (44%) e marketplaces (40,7%).

A pesquisa observou que 81,3% das editoras pesquisadas declararam que enfrentam algum tipo de atraso nos pagamentos, sendo que 18,7% informaram que estão com mais de 50% de suas receitas em atraso. Apesar disso, a maioria (64%) respondeu que está conseguindo manter seus pagamentos em dia.

Apenas 2% das respondentes disseram que vão manter a sua previsão de faturamento para o ano vigente, enquanto que 78% delas preveem redução de mais de 25% no seu faturamento anual. A grande maioria delas (81,4%) não buscou ainda linhas de financiamento adicionais para ajudar na tormenta.

A maior parte (53,3%) dos departamentos editoriais das empresas que participaram da pesquisa decidiu adiar seus lançamentos em até seis meses. Uma parte menor, mas ainda significativa (22,7%), tomou a decisão de adiar em até um ano a colocação de novos livros no mercado.

Quase 40% da amostra decidiu incluir novos títulos ao seu catálogo de livros digitais enquanto que 37,4% dos respondentes informaram que vão antecipar o lançamento de títulos, antes previstos no formato físico, somente no digital.

A pesquisa foi realizada graças ao apoio da Bookwire e ao suporte da W4 Consultoria. Um painel de controle da pesquisa, com todos os dados e informações pode ser acessado, bastando que o interessado envie um e-mail para whaner@w4editora.com.br.

[30/04/2020 09:00:00]