Publicidade
Publicidade
'Quase não tínhamos livros em casa e a cidade não tinha livraria'
PublishNews, Leonardo Neto, 17/02/2020
O porta-a-porta é o terceiro canal de vendas de livros no Brasil. Edição especial do Podcast do PublishNews fala um pouco sobre esse setor.

Vendedores do setor porta a porta se reuniram em Bento Gonçalves na última semana | Elisângela Borges
Vendedores do setor porta a porta se reuniram em Bento Gonçalves na última semana | Elisângela Borges
Os versos que dão título a esta matéria estão na música Livros, de Caetano Veloso. Na canção, ele fala como os "livros que nas nossas vidas entraram" tiveram a importância na sua "expansão do universo". No Brasil são bastante comuns as cidades como a Santo Amaro da Purificação da infância de Caetano, sem livrarias. Mas o livro, de um jeito ou de outro, chega. Muitas vezes, pelas mãos de vendedores porta-a-porta.

Para quem mora nas cidades grandes, esse jeito de vender livros não passa de um passado démodé. Mas eles ainda existem. Ao longo dos anos, eles se reinventaram, mas há ainda no Brasil adentro pessoas que atravessam o lamaçal da Transamazônica, por exemplo, com a missão quase que de levar o livro onde quer que o leitor esteja.

Muitos desses camaradas se reuniram na última semana para o Salão de Negócios da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), em Bento Gonçalves (RS). Além de Capital Nacional do Vinho, a cidade gaúcha é aquela exceção que confirma a regra: é, relativamente, bem-servida de livrarias. Para uma população de menos de cem mil habitantes, há pelo menos quatro livrarias. Aquém da recomendação da Unesco - de uma para cada grupo de dez mil habitantes -, mas além da média nacional.

O Podcast dessa semana foi feito diretamente de Bento Gonçalves. Leonardo Neto, editor-chefe do PublishNews esteve lá, conversando com livreiros, editores e dirigentes da entidade que reúne os elos que atuam nesse segmento, o terceiro canal de vendas de livros no Brasil, de acordo com a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro. As editoras respondentes da pesquisa apontaram que faturaram R$ 195 milhões com a venda de livros nesse segmento.

A caráter: o manauara Marcio Tupinambá se vestiu de gaúcho para a festa de encerramento do Salão de Negócios da ABDL | Elisângela Borges
A caráter: o manauara Marcio Tupinambá se vestiu de gaúcho para a festa de encerramento do Salão de Negócios da ABDL | Elisângela Borges
Um dos entrevistados é Márcio Tupinambá, presidente da ABDL. Ele falou um pouco sobre como tem se comportado esse mercado; de como os vendedores porta-a-porta se reinventaram ao longo dos anos, sem deixar de ressaltar que o velho e bom modelo ainda vive firme e forte. Manauara, ele falou do seu negócio na capital amazônica e ressaltou o trabalho de colegas que atuam nos rincões desse Brasil.

A mineira Tânia Lima, da Maluco por Leitura, também participou do programa. Ela conta que encara o seu trabalho como uma missão: ir onde tem leitor. "Já me ofereceram várias propostas de montar livrarias. Essa coisa de ficar com o livro parado, esperando o leitor vir até o livro, acho um pouco ultrapassado. O livro tem que ir até o leitor por que, daí, ele capta tanto aquele que tem condição e quer ir até o livro como também aquele q se distraiu um pouquinho, esqueceu que o livro é um bom passeio, que o livro é uma coisa bacana. Se você vai até ele, não tem escapatória", brinca.

Na entrevista, ela defende um "preço justo" do livro: "Estou interessado em comprar um livro bom - que tenha temas atuais, que oriente a população a pensar, que vá levar o leitor a curtir - e com o preço justo. E quando você tem um preço justo, você vai atingir A, B, C, D e E. Porque todas essas faixas leem. A diferença é que A tem dinheiro e E não tem, mas E gostaria de ler o livro que A lê. É preciso tentar chegar a um preço justo. Sei que as coisas são difíceis, que há um monte de coisas por trás do preço do livro, mas a gente tem que tentar chegar num preço bacana para atender a todos", argumentou.

Leandro Carvalho, da JBC, é um dos marinheiros de primeira viagem do Salão de Negócios da ABDL | Elisângela Borges
Leandro Carvalho, da JBC, é um dos marinheiros de primeira viagem do Salão de Negócios da ABDL | Elisângela Borges
Além da veterana Tânia, o Salão teve estreantes. Dois deles participaram do Podcast: Leandro Carvalho, da JBC, e Fernando de Oliveira, da Fernando Editora. Cada um com a sua especialidade, eles disseram que valeu ter indo até Bento Gonçalves conhecer um pouco sobre esse mundo tão pouco conhecido e trocar figurinhas com quem atua nesse segmento tão antigo e tão atual.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Marcus Vinicius Barili, recém-contratado pela Editora Gente, fala sobre o novo selo de autopublicação da casa
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela programação cultural da primeira edição virtual de um dos maiores eventos literários do país
Podcast do PublishNews conversou com Fernanda Saboya, diretora geral da editora centenária que tem implantado uma série de mudanças nos últimos meses
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Gustavo Martins fala sobre as reações e ideias de algumas livrarias ao redor do mundo para se manterem abertas e atrativas para o público
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre como colocar a leitura na vida das pessoas de maneira leve e prazerosa
Marcus Vinicius Barili, recém-contratado pela Editora Gente, fala sobre o novo selo de autopublicação da casa
Eu ainda escrevo a caneta, não tenho computador, não vejo TV. A cultura pop me deprime.
James Ellroy
Escritor norte-americano
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar