Publicidade
Publicidade
'Quase não tínhamos livros em casa e a cidade não tinha livraria'
PublishNews, Leonardo Neto, 17/02/2020
O porta-a-porta é o terceiro canal de vendas de livros no Brasil. Edição especial do Podcast do PublishNews fala um pouco sobre esse setor.

Vendedores do setor porta a porta se reuniram em Bento Gonçalves na última semana | Elisângela Borges
Vendedores do setor porta a porta se reuniram em Bento Gonçalves na última semana | Elisângela Borges
Os versos que dão título a esta matéria estão na música Livros, de Caetano Veloso. Na canção, ele fala como os "livros que nas nossas vidas entraram" tiveram a importância na sua "expansão do universo". No Brasil são bastante comuns as cidades como a Santo Amaro da Purificação da infância de Caetano, sem livrarias. Mas o livro, de um jeito ou de outro, chega. Muitas vezes, pelas mãos de vendedores porta-a-porta.

Para quem mora nas cidades grandes, esse jeito de vender livros não passa de um passado démodé. Mas eles ainda existem. Ao longo dos anos, eles se reinventaram, mas há ainda no Brasil adentro pessoas que atravessam o lamaçal da Transamazônica, por exemplo, com a missão quase que de levar o livro onde quer que o leitor esteja.

Muitos desses camaradas se reuniram na última semana para o Salão de Negócios da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), em Bento Gonçalves (RS). Além de Capital Nacional do Vinho, a cidade gaúcha é aquela exceção que confirma a regra: é, relativamente, bem-servida de livrarias. Para uma população de menos de cem mil habitantes, há pelo menos quatro livrarias. Aquém da recomendação da Unesco - de uma para cada grupo de dez mil habitantes -, mas além da média nacional.

O Podcast dessa semana foi feito diretamente de Bento Gonçalves. Leonardo Neto, editor-chefe do PublishNews esteve lá, conversando com livreiros, editores e dirigentes da entidade que reúne os elos que atuam nesse segmento, o terceiro canal de vendas de livros no Brasil, de acordo com a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro. As editoras respondentes da pesquisa apontaram que faturaram R$ 195 milhões com a venda de livros nesse segmento.

A caráter: o manauara Marcio Tupinambá se vestiu de gaúcho para a festa de encerramento do Salão de Negócios da ABDL | Elisângela Borges
A caráter: o manauara Marcio Tupinambá se vestiu de gaúcho para a festa de encerramento do Salão de Negócios da ABDL | Elisângela Borges
Um dos entrevistados é Márcio Tupinambá, presidente da ABDL. Ele falou um pouco sobre como tem se comportado esse mercado; de como os vendedores porta-a-porta se reinventaram ao longo dos anos, sem deixar de ressaltar que o velho e bom modelo ainda vive firme e forte. Manauara, ele falou do seu negócio na capital amazônica e ressaltou o trabalho de colegas que atuam nos rincões desse Brasil.

A mineira Tânia Lima, da Maluco por Leitura, também participou do programa. Ela conta que encara o seu trabalho como uma missão: ir onde tem leitor. "Já me ofereceram várias propostas de montar livrarias. Essa coisa de ficar com o livro parado, esperando o leitor vir até o livro, acho um pouco ultrapassado. O livro tem que ir até o leitor por que, daí, ele capta tanto aquele que tem condição e quer ir até o livro como também aquele q se distraiu um pouquinho, esqueceu que o livro é um bom passeio, que o livro é uma coisa bacana. Se você vai até ele, não tem escapatória", brinca.

Na entrevista, ela defende um "preço justo" do livro: "Estou interessado em comprar um livro bom - que tenha temas atuais, que oriente a população a pensar, que vá levar o leitor a curtir - e com o preço justo. E quando você tem um preço justo, você vai atingir A, B, C, D e E. Porque todas essas faixas leem. A diferença é que A tem dinheiro e E não tem, mas E gostaria de ler o livro que A lê. É preciso tentar chegar a um preço justo. Sei que as coisas são difíceis, que há um monte de coisas por trás do preço do livro, mas a gente tem que tentar chegar num preço bacana para atender a todos", argumentou.

Leandro Carvalho, da JBC, é um dos marinheiros de primeira viagem do Salão de Negócios da ABDL | Elisângela Borges
Leandro Carvalho, da JBC, é um dos marinheiros de primeira viagem do Salão de Negócios da ABDL | Elisângela Borges
Além da veterana Tânia, o Salão teve estreantes. Dois deles participaram do Podcast: Leandro Carvalho, da JBC, e Fernando de Oliveira, da Fernando Editora. Cada um com a sua especialidade, eles disseram que valeu ter indo até Bento Gonçalves conhecer um pouco sobre esse mundo tão pouco conhecido e trocar figurinhas com quem atua nesse segmento tão antigo e tão atual.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A tela de computador é um ambiente terrível para escolher livros. Uma livraria física, onde você procura, vê, segura, toca e sente os livros é o ambiente que você quer.
James Daunt
Diretor da rede inglesa de livrarias Waterstone’s
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar