Agatha Christie repaginada
PublishNews, Redação, 11/02/2020
HarperCollins lança coleção da autora com novas traduções e novo projeto gráfico. Serão cerca de 80 títulos nos próximos anos, em edições de capa dura.

A HarperCollins lança a partir de março – mês em que se completa o centenário de Agatha Christie como escritora – uma nova coleção dos livros da Rainha do Crime. Os livros chegam às livrarias em edição de luxo, com novas traduções e novo projeto gráfico. Ao longo dos próximos anos, a editora vai publicar cerca de 80 títulos, intercalando os maiores sucessos da autora com títulos que estão há anos sem novas edições. Os primeiros livros a chegar ao mercado, simultaneamente, serão Assassinato no expresso do oriente, Punição para a inocência, O cavalo amarelo e Um corpo na biblioteca.

As traduções ficaram a cargo dos escritores Bruna Beber, Luisa Geisler e Samir Machado de Machado, e do tradutor Érico Assis. Segundo Raquel Cozer, diretora editorial da HarperCollins no Brasil, a ideia era que a coleção unisse tradição – por conta da história da autora com a casa editorial – e a busca por inovação característica do grupo. Essa proposta também acompanhou todo o processo de tradução, que resultou ao final de cada título, notas com referências, dados curiosos sobre o livro e comentários sobre algumas decisões editoriais.

A editora explicou ainda que os livros sairão em capa dura e que todas as edições terão o uso de fotografias de um objeto-chave de cada história, feitas em estúdio, com letterings dinâmicos para títulos e nome da autora, variando a cada obra.

“Quisemos misturar o retrô com o moderno, com o objetivo de atrair um público novo, mas também mantendo o cativo, numa linguagem ‘fresh vintage’. Esta linguagem precisava ser respeitada do primeiro ao último livro, mas também não queríamos que se tornasse engessado”, explica o designer Túlio Cerquize, que assina o projeto gráfico.

Para ajudar os leitores a organizarem sua coleção, as edições terão em destaque a data de publicação original dos livros em língua inglesa e uma abertura diferente para cada um dos detetives contemplados na obra de Agatha Christie e depois dos quatro títulos iniciais, serão publicadas sempre duas obras a cada dois meses, alternando os maiores sucessos e livros mais raros.

[11/02/2020 06:00:00]