Não Ficção em alta na Alemanha
PublishNews, Redação, 15/10/2019
De janeiro a setembro, faturamento apurado com a venda de livro cresceu 2,5%. Crescimento acumulado do segmento de Não Ficção é de 9,6%.

Heinrich Riethmüller, presidente da Associação Alemã de Editores e Livreiros, está otimista em 2019 | Frankfurter Buchmesse / Herunterladen
Heinrich Riethmüller, presidente da Associação Alemã de Editores e Livreiros, está otimista em 2019 | Frankfurter Buchmesse / Herunterladen
Em encontro com jornalistas na manhã desta terça-feira (15), Heinrich Riethmüller, presidente da Associação Alemã de Editores e Livreiros, falou que “o humor da indústria está bom”. Isso porque, de janeiro a setembro, o faturamento apurado com a venda de livros cresceu no país 2,5% na comparação com igual período do ano passado. “E nós estamos otimistas para o fim do ano”, completou.

Essa sensação se contrapõe com a apresentada pelo próprio Riethmüller no ano passado. Não à toa. Estima-se que de 2013 a 2018, a Alemanha tenha perdido 6,4 milhões de leitores. “Editores e livreiros estão se aproximando de seus leitores e desenvolvendo novos meios de inspirar pessoas a lerem e fazerem dos livros parte de suas vidas cotidianas”, disse aos jornalistas.

A Não Ficção tem papel fundamental nesse crescimento. As vendas desse segmento cresceram 9,6% nos três primeiros trimestres de 2019. Para Riethmüller, esse movimento é explicado pelas pessoas que procuram uma orientação e informações confiáveis como forma de entender os atuais desenvolvimentos sociais. “Essas pessoas estão ansiosas, querem debater ideias. Ao fornecer respostas para muitas de suas perguntas na forma de livros, editores e livrarias desempenham um papel fundamental no processo de formação de opiniões”, concluiu.

[15/10/2019 08:00:00]