Mais um youtuber pra lista dos mais vendidos
PublishNews, Redação, 13/09/2019
Enaldinho, a lenda do Zap, aproveitou a Bienal pra colocar seu livro à venda e ele veio parar na lista dos mais vendidos, ocupando lugar no Ranking Geral

Enaldinho | © Divulgação
Enaldinho | © Divulgação

Há cerca de um ano, quando completou 20 anos, o youtuber Enaldinho resolveu fazer um desafio a si mesmo: ia sair à noite com outros dois amigos, comprar chicletes (um exemplar de cada marca e sabor) e os misturaria. Com essa parvoíce juvenil amealhou 5,5 milhões de visualizações e 573 mil likes, superando o pedido que fez: queria 200 mil curtidas no vídeo como presente de aniversário. Agora, quando já completou 21, ele resolveu aproveitar a Bienal do Livro do Rio para lançar seu segundo livro. Enaldinho – A lenda do Zap (Astral Cultural) entrou pra lista ocupando a 18ª posição do Ranking Geral e a 6ª da Lista Infantojuvenil. Foram 1.964 cópias vendidas na semana de estreia.

Os números podem parecer expressivos, mas perto do campeão de venda da semana, parece troco de chiclete. É que Luccas Neto em ‘Os aventureiros’ (Pixel / Ediouro), do também youtuber e já veterano na lista Luccas Neto, passou A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) e veio parar no primeiríssimo lugar do Ranking Geral, com 6.839 cópias vendidas. O livro de Mark Manson, destaque absoluto da Bienal, ficou em segundo lugar, com 6.229. Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes (também onipresente nesta Bienal) completa o pódio, com 5.224 cópias vendidas.

Na comparação com a semana anterior, essa semana teve aumento de 12% nos números gerais de vendas. Infantojuvenil (42%), Autoajuda (12%) e Ficção (9%) saíram na frente.

Além do livro de Enaldinho, a lista trouxe outras duas novidades globais. O livro comemorativo JN: 50 anos de telejornalismo (Globo Livros) ocupa a 7ª posição da Lista de Não Ficção com 630 cópias vendidas e o repentista global Bráulio Bessa emplacou Um carinho na alma (Sextante). Foram 527 cópias vendidas na semana, números suficiente para colocar o livro na 17ª posição de Ficção.

Com a ajuda dos irmãos Neto (juntos emplacaram seis livros na lista dessa semana), a Ediouro dividiu o ouro do Ranking Geral das Editoras com o Grupo Companhia das Letras. Foram dez títulos de cada uma delas. A Intrínseca e a Sextante ficaram com a prata, com nove cada. O bronze ficou com Gente e Globo, que emplacaram sete títulos cada.

[13/09/2019 10:00:00]