Mônica e Luccas Neto, a rainha e o rei da Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Redação, 30/07/2019
Livros de atividades ganham destaque na lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento de todo o Brasil

Luccas Neto e Mônica e seus livros de atividades fizeram bonito na Lista Nielsen PublishNews
Luccas Neto e Mônica e seus livros de atividades fizeram bonito na Lista Nielsen PublishNews
Os livros da Turma da Mônica sempre estiveram presentes na Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no Brasil. Mas, nesse mês, chamou a atenção da nossa redação. É que dos 20 títulos da Lista de Ficção, três eram da gorducha e dentuça: Máscaras divertidas e Ler e Colorir, ambos livros de atividades da gaúcha Culturama, aparecem respectivamente em sexto e em 15º e, em 16º, Turma da Mônica: Contos da Carochinha, da Girassol.

Ainda falando da lista de Ficção, merecem destaque livros de dois jovens talentos da escrita brasileira. Um deles é Raphael Montes, que estreou mês passado e permaneceu no topo da lista, com Uma mulher no escuro (Companhia das Letras). O outro é Felipe Castilho, com Ordem vermelha (Intrínseca), que já tinha figurado entre os mais vendidos da Nielsen PublishNews e agora voltou, ocupando a posição de número quatro.

Como de costume, grandes medalhões das literaturas brasileiras aparecem na lista. Da adulta, estão lá Clarice Lispector, com A hora da estrela (Rocco), em oitavo; Angústia (Record) e Vidas secas (Record), ambos de Graciliano Ramos, que aparecem nas posições 10 e 11, e Grande sertão: veredas (Companhia das Letras), de João Guimarães Rosa, em 12º. Da infantil, O meu pé de laranja lima (Melhoramentos), de José Mauro de Vasconcelos, em sétimo; O menino maluquinho (Melhoramentos), de Ziraldo, em nono, e Chapeuzinho amarelo (José Olympio), de Chico Buarque, em 14º.

Sem novidades na Lista de Não Ficção, Luccas Neto merece destaque. Ele emplacou três dos seus “livrões” publicados pelo selo Pixel (Ediouro): Brincando com Luccas Neto, em segundo; As aventuras na Netoland, em quarto, e Pique-esconde com Luccas Neto, em 10º.

A categoria é liderada por Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, que subiu ao pódio ao lado de Luccas e de Caio Carneiro (Seja foda! – Buzz), que ficou em terceiro.

A Sextante lidera o Ranking Geral da Lista Nielsen PublishNews, com sete títulos. A Ediouro aparece em segundo, com quatro. Autêntica, Gente, Grupo Companhia das Letras e Grupo Editorial Record ficaram com o bronze, com três títulos cada.

[30/07/2019 11:00:00]