Apanhadão: O ‘mercado paralelo’ dos autores
PublishNews, Redação, 06/05/2019
E mais: Gangue na Colômbia rouba HQs de Tintim; Todavia prepara nova biografia de Raul Seixas e a editora Nós, o livro de memórias do cineasta Hector Babenco

Para se manter bem no mercado é preciso se reinventar. Pensando nisso, a Época publicou uma matéria que mostrou como os escritores conseguem fazer dinheiro à margem dos grandes mercados editoriais. Para um dos entrevistados, que se vê como “feirante”, a crise da Saraiva e Cultura não o afetou, isso porque assim como inúmeros outros autores oriundos da periferia, ele não está nas livrarias. A matéria chama ainda de “mercado paralelo” que se retroalimenta e vem permitindo — também — a sobrevivência de escritores fora do circuito editorial tradicional.

A Folha publicou uma matéria sobre a Gangue dos Tintim, criminosos que atormentam livrarias da capital colombiana há cerca de dois anos e que atrapalham o trabalho da nova geração de livrarias de rua da Colômbia. Uma das livrarias teve 26 HQs furtadas de suas prateleiras, e uma outra, mais 20 obras. Para Edgar Blanco, editor da Animal Extinto e ex-livreiro que também foi vítima da gangue, Tintim é escolhido por ser fácil de revender. A gangue parece ter passado pela Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo). No estande do Brasil, a livreira Laura Santos estima que ao menos dez obras tenham sido furtadas.

No Painel das Letras, a notícia de que a nova biografia de Raul Seixas está na reta final. Editada pela Todavia e escrita por Jotabê Medeiros, a obra deve sair no segundo semestre e contará a trajetória do roqueiro destacando um ponto nem sempre lembrado na carreira de Raul: sua ligação com a música brega dos anos 1970. A Alfaguara lança O arquivo das crianças perdidas, da mexicana Valeria Luiselli, e o antropólogo e ensaísta Antonio Risério prepara para breve A casa no Brasil, um longo estudo sobre a moradia e as formas de morar no Brasil. A obra sairá pela Topbooks.

Mais livros no prelo das editoras. A Babel anunciou que a editora Nós lança em junho o livro de memórias do cineasta Hector Babenco, Mr. Babenco – Solilóquio de dois sem um. A obra é composta de conversas que ele e a atriz Bárbara Paz, sua mulher, tiveram no fim de sua vida. A Iluminuras se prepara para lançar História de uma menininha, assinado por Laure, pseudônimo de Colette Peignot (1903-1938).

N’O Globo, Ancelmo Gois contou que aos 45 do 2º tempo, o Itaú Cultural resolveu aportar RS$ 800 mil e garantir a manutenção, até dezembro, de dois importantes museus mineiros: o do Oratório, em Ouro Preto, e o de Sant’Ana, em Tiradentes.

[06/05/2019 06:00:00]