Jornalismo literário no foco da PublishNewsTV
PublishNews, Redação, 10/04/2019
Rodrigo Casarin, do Página Cinco (UOL) é o convidado do episódio dessa semana da PublishNewsTV. Na conversa, o jornalista falou sobre os bastidores do seu trabalho, da sua relação com editoras e de como constrói pautas para o seu blog

Rodrigo Casarin é o convidado dessa semana da PublishNews TV
Rodrigo Casarin é o convidado dessa semana da PublishNews TV
Rodrigo Casarin foi finalista da última edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura pelo seu trabalho no blog Página Cinco, mantido pelo UOL e que acaba de completar quatro anos de vida. Ele foi o convidado do episódio dessa semana da PublishNews TV. Na conversa com André Argolo, além de contar episódios da sua vida profissional e pessoal, ele fez reflexões sobre o jornalismo literário: “Diferente do que muita gente pensa, o jornalismo literário não é uma escola feita para se cobrir a literatura ou o mercado editorial, mas um tipo de jornalismo que você vai usar ferramentas da literatura para fazer textos de fôlego, de grande profundidade: perfis, biografias, grandes reportagens...”.

Ele falou ainda dos bastidores do Página Cinco, como constrói as suas pautas e qual a sua relação com editores e autores. Sobre isso, Casarin disse que busca fazer abordagens pouco ortodoxas no seu canal. “Falar de livros numa sociedade que não lê, você não vai ter impacto nenhum daquilo que você está escrevendo, então, você tem que chamar a atenção para o objeto livro de alguma forma e, a partir daquilo, quem sabe, o livro em si vai conseguir falar algo para um público mais amplo”, disse. Falou ainda da relação do blog com o Uol: “Não depende de audiência, mas sei que se eu não tiver uma boa audiência, quando precisarem cortar alguém é a minha cabeça que vai estar ali esperando”. Na conversa, fizeram reflexões sobre o papel do jornalismo no mundo (dos humanos, como brinca Argolo).

O programa traz ainda uma participação de Rosália Meirelles que foi buscar na sua memória o que fazia aos 18 anos, mesma idade que o PublishNews completa agora em 2019. Talita Facchini resgatou nos nossos arquivos algumas notícias antigas; Luciana Melo visitou o McDonalds e comentou sobre os livros da campanha Ler e Brincar que tem distribuído livros infantis para quem compra o McLanche Feliz e Maju Alves comentou sobre o evento que o PublishNews vai realizar em parceria com o inovbra habitat, com Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work.

O programa está disponível em dois formatos, um mais curto para quem tem menos tempo e outro com a íntegra da entrevista.


[10/04/2019 10:00:00]