
Na categoria Literatura, em Romance/Novela a vencedora foi Juliana Leite (foto ao lado), com a obra Entre as mãos (Record), que também foi vencedora do Prêmio Sesc de Literatura. Em Contos/Crônicas, Reserva natural (Companhia das Letras), de Rodrigo Lacerda, foi a escolhida; em Poesia, foi Nenhum mistério (Companhia das Letras), de Paulo Henriques Brito; e em Tradução foi a obra Sobre isto (Editora 34), de Vladímir Maiakóvski, por Letícia Mei.
Antonio Carlos Secchin foi o vencedor na categoria Ensaio com o livro Percursos da poesia brasileira (Autêntica); Luís Cláudio Villafañe G. Santos venceu na categoria Biografia com a obra Juca Paranhos, o Barão do Rio Branco (Companhia das Letras); e Bianca Pinheiro e Greg Stella venceram a categoria Infantil/ Juvenil/ Quadrinhos com a HQ Eles estão por aí (Todavia).
O Grande Prêmio da Crítica ficou com a nova edição de Registro de uma vivência (Editora 34 / Edições Sesc), autobiografia de Lucio Costa, com textos, cartas, croquis, desenhos e fotos do arquiteto modernista fundador do Iphan. A entrega dos prêmios acontece no primeiro semestre de 2019.