Literatura para todos
PublishNews, Redação, 05/11/2018
Dianne Melo, especialista em Programas Sociais do Itaú Social, participou do podcast dessa semana e explicou detalhes do projeto 'Leia para uma criança'

Dianne Melo, especialista em Programas Sociais do Itaú Social foi a convidada especial do Podcast do PublishNews dessa semana. Com as inscrições abertas para a edição de 2019 e 2020 do projeto Leia para uma criança, Dianne contou melhor como surgiu a ideia de levar os livros para o maior número de crianças possível, como funciona a seleção das obras, a importância dos mediadores na formação de novos leitores e deu números importantes: em 2018 o Leia para uma criança bateu a marca de 52 milhões de livros distribuídos para as famílias de todo país.

Mesmo com os grandes números, o projeto ainda procura vencer alguns obstáculos e fazer com que os livros cheguem ao maior número de pessoas possível. “Paramos para pensar que só a distribuição e o acesso não são suficientes, precisamos trabalhar numa perspectiva de formação de mediadores de leitura, que são as famílias, os professores e os educadores”. Por isso, este ano o projeto desenvolveu uma matriz de análise e seleção de livros. “Temos nos empenhado em produzir materiais de formação para os mediadores falando sobre como ler para uma criança”. Esse material, segundo Diana, leva em conta três eixos: a qualidade temática que o livro traz, a qualidade textual e o projeto gráfico.

Seguindo no assunto da literatura infantil e juvenil, nossa equipe também comentou as notícias que foram destaque na última semana, dentre elas a carta de colaboração escrita pela CBL, FNILIJ e AEILIJ com sugestões para a valorização da literatura destinada aos públicos infantil e juvenil, o fechamento de 20 lojas da Saraiva, a nova pesquisa apresentada pela GfK, os mais vendidos e, claro, as notícias sobre a Feira Internacional do Livro de Sharjah. Nosso editor, Leonardo Neto, esteve nos Emirados Árabes na última semana e trouxe algumas entrevistas durante o podcast sobre a jornada profissional que levou ao país alguns editores brasileiros e outras curiosidades sobre o evento.

[05/11/2018 10:00:00]