Jabuti divulga finalistas
PublishNews, Redação, 04/10/2018
Vencedores em cada uma das suas categorias serão conhecidos em cerimônia no dia 8/11. Entre os finalistas estão nomes como Joca Reiners Terron, Maria Valeria Rezende, Noemi Jaffe e Alexandre Rampazo

Joca Reiners Terron é um dos finalistas na categoria 'Romance' | © Divulgação / Companhia das Letras
Joca Reiners Terron é um dos finalistas na categoria 'Romance' | © Divulgação / Companhia das Letras

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou no início da tarde desta quinta-feira (04) os finalistas do 60º Prêmio Jabuti. São dez finalistas em cada uma das 18 categorias. Os ganhadores serão conhecidos no dia 8 de novembro, quando também será anunciado o ganhador do prêmio Livro do Ano. Entre os finalistas destacam-se Lucrécia Zappi, por Acre (Todavia) e Joca Reiners Terron (na foto acima), com Noite dentro da noite (Companhia das Letras) na categoria Romance; Maria Valeria Rezende, com A face serena (Penalux), em Conto; Noemi Jaffe, com Não está mais aqui quem falou (Companhia das Letras), em Crônicas; e Lilia Moritz Schwarcz, com Lima Barreto: triste visionário, em Biografia.

Nesta edição, o Prêmio Jabuti anunciou diversas mudanças voltadas ao leitor e ao mercado. Algumas dessas mudanças, em especial na junção das categorias Infantil e Juvenil, causaram polêmicas que culminaram com o pedido de demissão de Luiz Armando Bagolin, curador do Prêmio. Entre os finalistas dessa categoria, destacam-se: Alexandre Rampazo, com A cor de Coraline (Rocco) e Mauricio Negro, com Gente de cor, cor de gente (FTD).

Os vencedores em cada uma das categorias levarão para casa R$ 5 mil cada e o autor do Livro do Ano leva R$ 100 mil.

A cerimônia também contará com uma homenagem ao poeta amazonense Thiago de Mello, que receberá prêmio “Personalidade Literária”, em reconhecimento ao conjunto de sua obra - referência da literatura regional do Brasil, conhecida internacionalmente e traduzida para mais de 30 idiomas.

Clique aqui para conferir todos os finalistas.

[04/10/2018 12:20:00]