'Correspondentes' em início de carreira (na lista)
PublishNews, Leonardo Neto, 24/08/2018
Livro que reúne bastidores de reportagens históricas feitas por correspondentes internacionais da Rede Globo vem parar na lista liderando a categoria Não Ficção

Lançamento do livro 'Correspondentes' em São Paulo | © Fernando Marcos
Lançamento do livro 'Correspondentes' em São Paulo | © Fernando Marcos

A Globo Livros reuniu, num só volume, os bastidores de grandes reportagens feitas por 20 dos seus correspondentes internacionais da TV Globo mundo afora. Estão ali relatos de guerra, de momentos históricos e de encontro com grandes personalidades feitos por nomes como Caco Barcellos, Edney Silvestre, Ernesto Paglia, Ilze Scamparini, Marcos Losekann, Pedro Bial, Renato Machado, Roberto Feith, Roberto Kovalick, Silio Boccanera e Sônia Brid. Com tanta gente reunida em um só livro e tendo a força de divulgação da maior rede de TV do Brasil, era de se esperar que o livro viesse parar na lista dos mais vendidos. E veio. Correspondentes (Globo Livros) foi o campeão da semana na categoria Não Ficção com 2.487 exemplares vendidos na sua estreia. Isso lhe rendeu também a posição de número 11 da Lista Geral.

Por falar no Ranking Geral, ele manteve a configuração da semana passada, com A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), em primeiro, com 9.247 exemplares vendidos; As aventuras na Netoland com Luccas Neto (Pixel / Ediouro), em segundo, com 8.938, e O milagre da manhã (BestSeller / Record), em terceiro, com 4.443.

Importante ressaltar que, na comparação com a semana passada, a lista apresentou queda de 11% nos volumes gerais de venda. Isso foi sentido em todas as categorias, em especial em Não Ficção (-21%), curiosamente onde Correspondentes fez um bom início de carreira. Quedas importantes também em Ficção (-16%) e em Autoajuda (-8%).

Além de Correspondentes, a lista trouxe mais cinco novidades. Em Infantojuvenil, o destaque vai para O poder da ação para crianças (Gente). O livro escrito por Paulo Vieira e ilustrado com os personagens da Turma da Mônica teve 1.115 exemplares vendidos e ficou em terceiro lugar da lista, perdendo só para os irmãos Neto. A lista trouxe ainda duas novidades da Ciranda Cultural: Poliana (edição popular), na 6ª posição, com 974 exemplares vendidos e Peppa Pig, na 11ª, com 827.

Em Negócios, a Gente colocou duas novidades: Faça seu negócio decolar, no 8º lugar, com 1.500 cópias vendidas, e A estratégia da inovação radical, em 11º, com 643.

O Ranking Geral das Editoras continua liderado pela Sextante, com 17 títulos emplacados na semana. Na sequência aparecem Planeta e Intrínseca, com dez cada, e Grupo Companhia das Letras, com oito.

[24/08/2018 10:00:00]