Apanhadão: SP ganha nova livraria independente
PublishNews, Redação, 13/08/2018
E mais: Tiago Ferro analisa a crise do mercado editorial, morre o autor V. S. Naipaul, Emicida prepara obra infantil e livro de Bolsonaro ao lado dos de Hitler nas livrarias do Rio

Na última semana, a Época trouxe um artigo escrito por Tiago Ferro, editor e autor de O pai da menina morta (Todavia), onde ele analisa o livro digital e a crise do mercado editorial. Segundo Tiago, “se o livro digital no Brasil tivesse sido entendido como uma forma de oxigenar o mercado, a crise hoje estaria sendo menos dura para as editoras”.

O Estadão trouxe um texto sobre V. S. Naipaul, autor que morreu no último sábado em Londres, aos 85 anos. Naipaul foi vencedor do Nobel de 2001 e ficou conhecido pelas suas contradições e por “raramente agradar a alguém além de si mesmo”. É autor de obras como Uma casa para o Sr. Biwas, Num estado livre e Uma curva no rio. Quem também faleceu na última semana foi a escritora Zulmira Ribeiro Tavares, vendedora do Prêmio Jabuti em 1991 com o romance Joias de família. Zulmira tinha 88 anos e não conseguiu superar uma pneumonia.

Já a coluna da Babel do último sábado falou sobre a livraria independente especializada em livros de fotografia, arte e design que abre esta sexta (17) em São Paulo. Criada por Luciana Molisani e José Fujocka, a Lovely House na Galeria Ouro Fino irá priorizar a qualidade conceitual, editorial e gráfica. A coluna adiantou também que Emicida irá estrar na literatura infantil em setembro, quando lança o livro Amoras pela Companhia das Letras.

A Painel das Letras trouxe como destaque a descoberta feita pelo pesquisador Luís Pio Pedro que descobriu uma propaganda de remédio feita por Guimarães Rosa na revista O Cruzeiro, em 1931.

N’O Globo, o “coleguinha” Ancelmo Gois contou que a Tordesilhas prepara para o ano que vem a biografia de Luiz Melodia, que será escrita por Toninho Vaz. E que muita gente compara o candidato à presidência Jair Bolsonaro com ditadores não é novidade, mas segundo a nota de Lauro Jardim, as livrarias da Travessa e Blooks colocaram as edições do recém-lançado Bolsonaro — o homem que peitou o Exército e desafia a democracia, de Clóvis Saint-Clair, ao lado de livros sobre Adolf Hitler.

[13/08/2018 09:45:00]