Apanhadão: ‘A Flip mais diversa dos últimos anos’
PublishNews, Redação, 30/07/2018
E mais: prêmio literário vira performance artística, Sesi-SP vai editar títulos esgotados da Corrupio e exemplares de ‘Dicionário da escravidão e liberdade’ serão doados para a Flup

No final de semana da Flip, o Estadão não deixou de trazer uma matéria sobre como o evento literário expandiu seus horizontes ao abrir espaço para parceiros e que com isso, conseguiu atrair mais público. Segundo o jornal, a 16ª edição da Flip foi a mais diversa dos últimos anos. O jornal ainda deu destaque para o “prêmio” que virou performance artística. O Babel Book Awards, anunciado em fevereiro, causou comoção no mercado editorial e literário no Brasil ao prometer 200 mil euros ao vencedor. Mas, durante a Flip, o autor e o escritor Antonio Salvador (pseudônimo) diz ter aplicado o conceito de literatura performática e passou 30 horas dentro de um coreto na Praça da Matriz em Paraty.

A coluna da Babel adiantou que a editora Sesi-SP vai editar títulos esgotados da Corrupio, primeira editora do país dedicada à cultura negra. A série de coedições deve começar a reedição da Coleção Baianada, de livros teóricos assinados por nomes como Pierre Verger e Gilberto Gil, entre outros, além de um volume de culinária e outro de fotografia. Outra notícia importante é que o selo Agir, da Ediouro, vai voltar a publicar livros pop. O primeiro lançamento será a biografia da Madonna.

Na Painel das Letras o destaque foi para a confusão em torno do restante da obra de Guimarães Rosa por conta de seus herdeiros. Enquanto Grande Sertão: Veredas pertence aos herdeiros da segunda mulher de Rosa, o resto da obra é dividido entre eles e os herdeiros do autor pela via de seu primeiro casamento. E o ‘coleguinha’ Ancelmo Gois, contou que 300 exemplares de Dicionário da escravidão e liberdade (Companhia das Letras), organizado por Lilia Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes, serão doados para a Festa Literária das Periferias (Flup), o Fundo Baobá e a ONG Redes da Maré.

[30/07/2018 11:50:00]