Disputa entre irmãos
PublishNews, Talita Facchini, 27/04/2018
Felipe Neto passa o irmão caçula Luccas e chega ao topo da lista geral dessa semana. Na lista anual, no entanto, o irmão mais novo sobe e já é o segundo livro mais vendido no ano.

Essa é a terceira semana que o ‘livrão’ do youtuber Luccas Neto figura a lista dos mais vendidos. Se na semana passada, na Lista Anual, ele era o quarto livro mais vendido e nesta semana já pulou para a segunda posição com 70.420 exemplares vendidos. Mas, As aventuras na Netoland com Luccas Neto (Pixel / Ediouro) tem um rival à altura que já tirou dele o topo da Lista Geral dessa semana.. Felipe Neto, vencedor do Prêmio Avena PublishNews 2017 na categoria Infantojuvenil apareceu no primeiro lugar da Lista Geral nesta semana com seu segundo livro, Felipe Neto – A vida por trás das câmeras (Pixel), que vendeu 27.841 exemplares. Logo atrás vem Luccas, com 14.919, e A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), com 9.647.

Em Não Ficção, Jesus – O homem mais amado da história (LeYa), de Rodrigo Alvarez continua em primeiro lugar, seguido pelo estreante, Box – O essencial da psicologia (Aeroplano), que vendeu 2.782 exemplares. Aliás, os boxes da Aeroplano têm aparecido há algumas semanas já na lista com bons números de vendas, só para recordar, na semana passada, o Box – O essencial da política apareceu em Não ficção na 11ª posição, e na semana anterior, foi a vez dos Box O essencial da 2ª guerra mundial e O essencial Sherlock Holmes darem as caras.

Ainda sobre as estreias, nesta semana foram seis no total, além do Box sobre psicologia, Não Ficção também trouxe a estreia do novo livro de Augusto Cury, Socorro, meu filho não tem limites! (Academia / Planeta), que apareceu na lanterna com 431 cópias vendidas. Em Ficção apareceu O segredo de Helena (Arqueiro), de Lucinda Riley, na 14ª; PJ Masks, em 11º e O Pequeno Príncipe – Histórias especiais, em 16º lugar, ambos da Ciranda Cultural, em Infantojuvenil e, em Negócios, A tríade do tempo (Buzz), de Christian Barbosa, na 10ª posição com 500 exemplares vendidos.

As vendas nesta semana apresentaram queda de 9%. Infantojuvenil, Não Ficção e Ficção apresentaram queda, de -21%, -8% e -5% respectivamente. Negócios se manteve no verde com aumento de 6% e Autoajuda também, com 2%.

No ranking das editoras, a Sextante lidera com 20 títulos, seguida pelo Grupo Companhia das Letras e Intrínseca, empatadas com nove títulos cada e Planeta, com oito livros na lista.

Se o Prêmio Avena PublishNews fosse hoje, a Sextante ganharia de novo prêmio de Editora do Ano. Até agora, 37 obras já entraram na lista, e A sutil arte de ligar o foda-se ganharia o prêmio de Livro do Ano, com 122.713 cópias vendidas.

[27/04/2018 11:20:00]