'Ainda sou' Intrínseca no topo da Lista
PublishNews, Leonardo Neto, 16/02/2018
Editora novamente emplaca os três primeiros títulos da lista dos mais vendidos do PublishNews depois de escalada do livro ‘Ainda sou eu’, de Jojo Moyes

'Ainda sou eu', de Jojo Moyes, cresce na lista nessa semana | © Divulgação
'Ainda sou eu', de Jojo Moyes, cresce na lista nessa semana | © Divulgação
Ele chegou de mansinho. Na semana passada, Ainda sou eu (Intrínseca), de Jojo Moyes, estreava na lanterninha da Lista de Ficção, com meros 660 exemplares vendidos. Mas agora, Lou Clark, a protagonista, começa a mostrar as suas garras. As vendas dispararam e vieram parar na terceira posição da Lista Geral dessa semana, com 4.301 cópias vendidas. Aliás, a escalada do livro de Jojo Moyes, vencedora do Prêmio Avena PublishNews de 2016 na categoria Ficção, fez repetir um fenômeno que vimos há duas semanas, quando a Intrínseca ocupou sozinha o pódio da Lista Geral. É que A sutil arte de ligar o foda-se tomou a primeira posição, com 5.459 e Mais escuro, a segunda, com 4.514, formando a trinca com Ainda sou eu.

Chama a atenção nessa semana a queda generalizada nos números de venda. No geral, foram 19% a menos do que o que foi apurado na semana passada. E, provando que, quanto maior o salto, maior a queda, a lista de Negócios foi a que mais sofreu, com -45%. Sempre bom lembrar que na semana passada, graças ao lançamento do livro de Paulo Vieira (O poder da autorresponsabilidade – Gente, com 7.185 cópias), o segmento tinha apresentado crescimento de 82% na comparação com a semana anterior. Mas não foi só isso. A categoria Infantojuvenil teve queda de 21%; Autoajuda, de 17%; Não Ficção, de 14% e Ficção de 4%.

A lista veio com poucas novidades nessa semana, só duas. Em Negócios, estreou a edição de 2018 do Vade Mecum Saraiva (Saraiva), com 874 exemplares, e em Infantojuvenil, O pequeno príncipe (Ciranda Cultural), com 414.

O Ranking Geral das Editoras se manteve inalterado em sua ordem, com Sextante liderando, com 18 títulos; Intrínseca, em segundo, com 15, e Grupo Companhia das Letras, em terceiro, com 13.

[16/02/2018 11:29:00]